Agenda na Argentina é encerrada com acordo internacional com a UNAHUR

Finalizando a agenda de missões na Argentina, o reitor do IFRJ, Rafael Almada, e a diretora de Extensão Comunitária e Tecnológica, Pâmela Passos, compareceram à Universidad Nacional de Hurlingham (UNAHUR). Rafael e o reitor da UNAHUR, Jaime Perczyk assinaram um acordo internacional com o objetivo de promover o intercâmbio de professores e alunos entre as duas instituições e o desenvolvimento conjunto de cursos de aperfeiçoamento, programas de formação continuada, atividades científicas e de pesquisa entre outras ações que apresentem demanda e interesse recíproco.

O reitor do IFRJ afirmou que, com a Argentina, temos uma irmandade na defesa da educação pública e uma visão de compromisso com o povo.

Já o reitor da UNAHUR enfatizou que a integração latino-americana é o caminho para o desenvolvimento do seu país: “Para esta universidade, o relacionamento com outras universidades da região é uma prioridade. Não há outro destino para nós além do Mercosul”, disse Perczyk.

Também estiveram presentes na reunião o vice-reitor, Walter Wallach, o diretor da Escola de Formação Profissional Pré-Universitária, Adrián Di Lizio, e Sofía Bertinat representando o Departamento de Relações Internacionais.

Durante o dia também foi realizado um passeio pela universidade, no qual as autoridades do Instituto Federal conheceram os laboratórios de engenharia elétrica, engenharia metalúrgica e rádio da UNAHUR.

Rafael e Pâmella também foram convidados para participar do programa da Rádio Unahur, “Hora de Graduação”, e falaram sobre a educação pública como um compromisso com a democracia.

Julio Page, diretor de Articulação Institucional do IFRJ, contou que as relações com a UNAHUR partiram de uma ação de mobilidade internacional da qual participou em 2023. “Em abril de 2023 participamos do Programa Sakura Science, no Japão, onde houve a participação de delegações de outros países como Argentina, Chile, Taiwan, Sri Lanka e Nepal. Para além das atividades e vivências do Sakura, iniciei com o professor Adrian DiLizio, diretor da Escola Pré-Universitária da UNAHUR, um diálogo para realizarmos ações no âmbito de nossos países (Brasil e Argentina). Ao longo do ano de 2023 mantivemos o diálogo e neste momento de agendas do reitor do IFRJ à Argentina, formalizamos o acordo internacional entre as 2 instituições. É com muita alegria que vejo esse desdobramento de um outro programa tomar forma. Pretendemos, dentre outras coisas, promover o intercâmbio entre estudantes brasileiros e argentinos em vivências no IFRJ e na UNAHUR. Agora, com o acordo internacional assinado, é hora de desenharmos a parte operacional de como realizar essas ações", pontuou.

Com informações e imagens da Comunicação da UNAHUR