Alunos do Campus Belford Roxo realizam visita técnica à Fábrica Bhering

Alunos do Curso de Formação Continuada em Microempreendedor Individual (FIC MEI) do Campus Belford Roxo, tiveram a oportunidade de realizar, na última sexta-feira (16/06), uma visita técnica à Fábrica Bhering, localizada no Rio de Janeiro. Essa visita faz parte da metodologia de educação empreendedora implementada no campus, destacando a importância do FIC e proporcionando aos estudantes conhecimentos práticos fundamentais para sua formação.

O FIC MEI é uma iniciativa para capacitar os estudantes interessados em iniciar e gerenciar seus próprios negócios como microempreendedores individuais. O FIC MEI desempenha um papel fundamental no fornecimento de conhecimentos específicos sobre gestão empresarial, legislação, finanças e estratégias de marketing, essenciais para o sucesso dos empreendimentos de pequeno porte.

Uma das abordagens inovadoras implementadas no FIC MEI é o uso da metodologia flipped class, que coloca o estudante no centro do processo de aprendizagem. “Nessa metodologia, os alunos têm acesso antecipado a conteúdos teóricos e materiais de estudo, permitindo que se preparem previamente para as aulas presenciais com material interativo produzido respeitando suas especificidades. Durante as aulas, o tempo é dedicado a discussões, atividades práticas e aplicação dos conceitos aprendidos, incentivando a participação ativa dos estudantes e a troca de experiências”, explicou o professor Frederico Mendes de Carvalho.

Ainda de acordo com o professor, a visita técnica à Fábrica Bhering representa um componente crucial do FIC MEI, oferecendo aos alunos a oportunidade de vivenciar na prática os conceitos e conhecimentos adquiridos em sala de aula. “A Fábrica Bhering, reconhecida como um espaço de empreendedorismo, inovação e economia criativa, oferece um ambiente inspirador para os estudantes explorarem as diferentes facetas de um negócio real. Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer empreendedores locais, trocar experiências, observar processos produtivos e entender os desafios e oportunidades de um negócio em funcionamento”, contou Frederico.

O professor disse também que essa abordagem prática na formação dos alunos é de extrema importância, pois complementa os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. “Proporcionar aos estudantes a oportunidade de experimentar e aplicar os conceitos em um contexto real fortalece sua capacidade empreendedora, estimula a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas”, enfatizou.

O Curso de Formação Continuada em Microempreendedor Individual (FIC MEI) e a visita técnica à Fábrica Bhering são exemplos concretos do compromisso do Campus Belford Roxo de promover uma formação integral para seus alunos, capacitando-os com conhecimentos teóricos e práticos que serão fundamentais em suas trajetórias profissionais como empreendedores, que visa preparar os estudantes para enfrentar os desafios do mundo real e contribuir para o desenvolvimento econômico da região.

Colaboração: Frederico Mendes de Carvalho