Aula inaugural: FIC em Operador de Supermercados

A aula inaugural do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Operador de Supermercados, uma iniciativa do projeto de extensão "Uma Rua Separa a Escola Profissional da Escola Especial: Vamos Construir uma Ponte?", aconteceu no dia 14 de agosto. A ação tem a parceria da APAE - Pinheiral e dos Supermercados Bramil.

O evento foi realizado no Centro Agronômico Professor José Tadeu Dutra, um local representativo para o projeto. O nome do setor é uma homenagem ao professor José Tadeu, que em vida desempenhou papéis de destaque no desenvolvimento de parcerias entre o IFRJ e a APAE – Pinheiral, e deixou um legado de dedicação e comprometimento com a educação e a inclusão.

A mesa de abertura contou com a participação da diretora-geral do Campus Pinheiral, a professora Lívia Gil; do coordenador do curso, o pedagogo Wellington Rodrigues Galvão; da presidente da APAE - Pinheiral, Wilmar Castro; e da subgerente do Bramil, Suellen Barros.

O curso Operador de Supermercados terá a duração de quatro meses e trabalhará para capacitar os estudantes para atuarem na reposição, organização e exposição de produtos, gestão de estoque e empacotamento de mercadorias. Além da formação profissional, a capacitação atuará também na formação social.

As disciplinas abordarão temas como Perfil Profissional; Informática Básica e Redes Sociais; Conviver, Esporte Arte e Lazer; Diversidade e Inclusão; Técnicas de Trabalho de Operador de Supermercados; Boas Práticas na Manipulação de Alimentos; Atendimento ao Cliente e Marketing de Varejo e Noções de Segurança no Trabalho e Saúde.

As aulas práticas serão realizadas nas instalações dos Supermercados Bramil, proporcionando aos estudantes uma experiência real e imersiva no ambiente de trabalho.

A ação está vinculada ao projeto de doutorado da professora Julia Barros, intitulado "A Qualificação Profissional da Pessoa com Deficiência Intelectual como Contributo para a sua Inclusão Socioprofissional", com orientação do professor doutor Rui Neves, da Universidade de Aveiro - Portugal, e coorientação do professor Eduardo Ravagni, da Universidade de Brasília. A turma é composta por estudantes da APAE e outros membros da comunidade, visando promover a inclusão e a diversidade.

Colaboração: Greici Oliveira