Campus Arraial do Cabo prestigia evento de novo campus do Complexo do Alemão

O Ministro da Educação, Camilo Santana, e o Prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciaram oficialmente, no dia 24 de julho, a construção do Campus Complexo do Alemão do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). A cerimônia contou com a presença de diversos convidados, incluindo diretores e estudantes do Campus Arraial do Cabo.

A presença de representantes do Campus Arraial do Cabo, incluindo o Diretor de Ensino, Bruno Cavalcanti, e o Diretor Administrativo, Marcos Mendonça, ressaltou a importância da união entre os campi do IFRJ. A colaboração entre as diferentes unidades visa fortalecer a troca de conhecimentos e experiências, bem como promover a integração entre os estudantes.

Também estiveram presentes, a estudante Julia Falk, do Curso Técnico em Meio Ambiente, e o estudante Caio Lobo, do Curso Técnico em Informática, juntamente a outros discentes de diferentes campi, representando todos os estudantes do IFRJ.

Caio avaliou o evento como uma importante oportunidade de trocar experiências, compartilhar conhecimentos e aprendizados. “Essa interação reforça o sentimento de pertencimento à instituição e amplia nossa visão sobre o papel fundamental que o IFRJ desempenha na educação em todo o estado. Conversar com o primeiro reitor, Edmundo Aguiar, e conhecer um pouco mais sobre a história do instituto e do nosso campus foi inspirador. Ver como a instituição cresceu e se desenvolveu ao longo dos anos nos dá a certeza de que fazemos parte de algo grandioso e com um propósito significativo”, refletiu o futuro técnico em informática.

Julia Falk disse estar feliz em poder representar o campus Arraial do Cabo. “Ter sido uma das contempladas para fazer parte deste momento de valorização da educação me faz sentir mais motivada e inspirada a perseguir meus objetivos acadêmicos e profissionais”, disse Falk que deseja ser pesquisadora na área ambiental.

O Ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou que a construção do Campus do Complexo do Alemão faz parte de um plano estratégico para expandir a oferta de ensino técnico e tecnológico em áreas estratégicas do país. "A criação do Campus Complexo do Alemão permitirá o acesso à formação de qualidade para mais estudantes e contribuirá para o desenvolvimento da região", afirmou o ministro.

Colaboração: Verônica Trindade Marques