Campus Duque de Caxias participa da XI JIT

O campus Duque de Caxias marcou presença, nos dias 07 e 08 de junho, na XI Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica (JIT). O evento foi realizado no IFRJ campus Rio de Janeiro.

Durante o evento, professores, técnicos e alunos do campus Duque de Caxias puderam ser vistos participando da apresentação de pôsteres, das comunicações orais que englobavam diferentes área do conhecimento, além de avaliações.

Os discentes representantes do município de Caxias obtiveram destaque na exposição dos pôsteres, na qual muitos bolsistas da Iniciação Científica puderam mostrar as pesquisas e trabalhos realizados para a toda a comunidade do instituto.

O professor de Física do campus Duque de Caxias, Rafael Santana, participou da JIT como orientador e colaborador de projetos; avaliador de trabalhos; e até como aluno, com a apresentação de um pôster na I Jornada de Pós-Graduação (JPG) – evento realizado concomitantemente à JIT. Para ele, os alunos podem vivenciar no evento uma atividade importante que vai além da sala de aula, além de praticarem a pesquisa para a realização de projetos que oferecem a oportunidade de integrar várias disciplinas.

Ainda segundo Rafael, o evento é um momento de dividir com os colegas aquilo que está sendo produzido e às vezes ainda não está pronto para um acontecimento externo. “Acho que o mais importante em uma Jornada Científica interna é essa troca. Vejo outras apresentações, aprendo alguma coisa e posso ter ideias para pesquisar mais a frente”, concluiu.