Clinica Escola completa 10 anos

A Clínica Escola do Campus Realengo completa 10 anos de atendimentos no dia 4 de julho. Apesar de ter sido idealizada juntamente com o Projeto Pedagógico dos cursos do campus, ela iniciou suas atividades alguns anos mais tarde, em 2013, com os próprios servidores do campus, que se mobilizaram para a sua inauguração.

Hoje, a Clínica Escola está sob a coordenação administrativa da técnica Nívia Cavalcanti Leal, sob a coordenação técnica de Fisioterapia da professora Beatriz Carrapatoso e de Terapia Ocupacional, da professora Márcia Assis. A unidade é responsável pelo estágio supervisionado dos alunos dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da unidade, a partir do 6º período, oferecendo atendimento em diversas áreas de atuação dessas especialidades para a comunidade.

Os alunos fazem atendimentos assistidos pelos professores nessas diferentes áreas de atuação do seu curso, no decorrer do estágio, o que possibilita uma formação completa. Para Beatriz Carrapatoso, coordenadora técnica de Fisioterapia, a Clínica é extremamente importante para a evolução acadêmica. “Costumamos dizer que a Clínica Escola é o coração do nosso campus, porque é daqui que saem as experiências reais que vão subsidiar toda a formação dos alunos”, afirma.

foto que apresenta oioto pessoas que fazem parte da clinica escola. Todas de pé.

Para Fernando Orioli, aluno de Fisioterapia do 7º período, o espaço é o diferencial do curso oferecido pelo IFRJ. “Aqui nós temos uma boa autonomia, muito contato com o paciente. É um espaço para discutir a teoria de forma prática”, afirma.

No último ano letivo, a Clínica realizou mais de 5500 atendimentos ao público que, na sua grande maioria, é residente da zona Oeste do Rio de Janeiro, onde se localiza o campus. Cada paciente, segundo os coordenadores, representa mais do que seu estado clínico, surgem histórias comoventes, como a do Mário Costa, de 48 anos, diagnosticado com esclerose múltipla desde 2019. Mário faz acompanhamento fisioterapêutico na unidade há 3 períodos letivos de atendimento, e afirma que a sua qualidade de vida melhorou muito, desde o início dos atendimentos. “Eu consegui dançar a valsa de 15 anos da minha filha com os treinos que realizamos aqui, com ajuda que eu recebi aqui”, se emocionou ao relatar o momento marcante da vida da família.

Outro caso é de Rafaela, de apenas 1 ano, que, por ter nascido prematura, iniciou o acompanhamento de fisioterapia e terapia ocupacional, neste semestre. Seu pai, Rafael Rodrigues diz que que consegue ver melhoras em todos os aspectos da vida da filha. “Desde que chegamos aqui, ela evoluiu muito. Com a idade corrigida, o desenvolvimento dela está perfeito”.

foto mostra um fisioterapeuta ao lado de uma maca, onde um paciente, visto lateralmente, usando camisa do flamengo, está deitado, fazendo exercícios

Hoje, o objetivo é ampliar esse atendimento para a sociedade de forma oficial, por meio do credenciamento da Clínica Escola, no Sistema Único de Saúde, junto da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a diretora-geral, Hélia Pinheiro, o campus já deu início a esse processo e espera que, fazendo parte desse sistema de atendimento de maneira formal, o campus tenha mais visibilidade, facilitando a ampliação do espaço de atendimento. “Nós queremos transformar a Clínica em um complexo de atendimento. Com o aporte recebido com esse credenciamento, queremos investir na ampliação do prédio, para que não seja mais necessário dividir o espaço entre a Clínica e as salas de aula. Dessa forma, conseguiremos atender melhor a comunidade”, afirma.

Colaboração: Amanda Eloy