Comunicado sobre as atividades relacionadas a projetos de ensino, pesquisa, inovação ou extensão do IFRJ

As Pró-reitorias de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proen), de Extensão (Proex) e de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) reconhecem a legitimidade das reivindicações que ensejaram a greve deflagrada no IFRJ a partir do dia 03 de abril de 2024 como um legítimo instrumento de manifestação de trabalhadoras e trabalhadores do IFRJ.

As Pró-reitorias mencionadas anteriormente vêm, por meio deste comunicado, elucidar questões relacionadas ao desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa, inovação ou extensão com financiamento (do IFRJ ou de órgãos externos) e/ou parceria externa durante o período da greve.

1.    Está mantido, durante o período de greve, o desenvolvimento dos projetos e os respectivos planos de trabalho das e dos estudantes, garantindo-se seus cronogramas e a vigência dos programas em que foram aprovados.

2.    As bolsas de estudantes financiadas pelo IFRJ e/ou por órgãos de fomento não serão suspensas durante o período de greve, e os pagamentos estarão mantidos até o final da vigência de cada programa/bolsa prevista em edital, mediante a continuidade do desenvolvimento do projeto.

3.    As atividades relacionadas aos projetos e os respectivos planos de trabalho das e dos estudantes poderão ser adaptadas e/ou alteradas, procedendo, por exemplo, revisões, aprofundamentos teórico-metodológicos, análises de dados já coletados etc.

4.    Coordenadoras e coordenadores de projetos deverão orientar estudantes preferencialmente de forma remota. As atividades de orientação que dependam da utilização de laboratórios ou de demais ambientes tecnológicos serão de estrita responsabilidade da coordenadora ou do coordenador, que deverá supervisionar estudantes sob sua orientação, tendo em vista que discentes não podem ficar sozinhos nos ambientes, especialmente por motivo de segurança.

5.    O pagamento das bolsas somente será suspenso em caso de encerramento antecipado do projeto e/ou do plano de trabalho mediante solicitação formal do seu cancelamento, conforme disposto no edital do respectivo programa.

6.    Os prazos de prestação de contas e/ou de entrega de relatórios que coincidirem com o período de greve e que não sejam exigência de órgãos externos serão adiados.

Por fim, informamos que o lançamento do edital integrado 2024-2025 referente aos programas com financiamento PIBIC-PROCIÊNCIA, PIBITI-PROINOVA e PIBIEX-PROEXTENSÃO encontra-se temporariamente suspenso pelas respectivas Pró-reitorias.