Concluído Workshop de Desenvolvimento Profissional no Campus Rio de Janeiro

Turma para o 2º semestre já tem data prevista e lista de espera aberta

Foi concluída a primeira edição do Workshop de Desenvolvimento Profissional realizado no 1o Semestre do Ano (2023.1) no Campus Rio de Janeiro. O treinamento faz parte de um Projeto de Extensão, idealizado pelo professor Fabio Macedo, e recebeu na 1a turma mais de 80 inscritos. O workshop foi realizado presencialmente, em cinco módulos, no auditório do campus.

Foram realizadas aulas com os temas Clareza, Foco, Identificação de Sabotadores, Blindagem Emocional e Planejamento Profissional. Os participantes desta primeira edição são profissionais atuantes nas áreas de Engenharia, Nutrição, Farmácia, Química, Direito, Design, Turismo, Moda, Psicologia e Meio Ambiente. Eles puderam revisar ou escrever seu novo plano de desenvolvimento profissional, por meio de conteúdos teóricos, aplicação de ferramentas e exercícios e dinâmicas em grupo.

Para Paolla Gomes, nutricionista que atua com emagrecimento, remover inseguranças e incertezas foram a virada de chave que o Workshop proporcionou. “Dei um pontapé no meu Instagram profissional e iniciei uma nova fase na minha carreira. O Workshop caiu de paraquedas e mudou a minha vida”, concluiu.

Já Erika Santana, nutricionista que atua no mesmo nicho que Paolla, com apenas duas aulas do Workshop, decidiu contratar uma estagiária e lançar seu primeiro livro de receitas. “Deu super certo! O Workshop foi gratuito, mas com certeza faria mesmo se fosse pago, pois já tive excelentes resultados”, garantiu.

Grande parte dos participantes também mencionou que os pontos altos do Workshop de Desenvolvimento Profissional foram a identificação de forças pessoais e profissionais e dos auto sabotadores que impedem seu crescimento. “Tomar consciência dos comportamentos que me sabotam fez com que eu mudasse minha forma de agir logo na primeira reunião com meu supervisor”, disse Amanda Figueiredo, professora e PhD em Epidemiologia. “Eu falei primeiro em meu nome, e depois da minha equipe. Antes de conhecer o arquétipo do Prestativo, eu normalmente me anulava em favor dos outros”, contou.

Já para Andressa Oliveira, que atua como consultora de franquias, a aula de Blindagem Emocional foi a mais importante, por trazer uma nova perspectiva na maneira de lidar com os franqueados que atende em todo o Brasil. “Diariamente,  recebo um grande número de críticas e feedbacks dos meus clientes, e muitas vezes me sentia paralisada por conta disso”, explicou. Ainda segundo ela, o Workshop proporcionou uma nova maneira de lidar com os diferentes tipos de julgamento, tanto em nível pessoal quanto profissionalmente. “Agora fica mais claro entender a quem estou dando ouvidos quando recebo uma crítica ou feedback”, concluiu.

O professor Fabio Macedo ficou satisfeito com o resultado obtido com o treinamento. “Na maioria das vezes, o profissional já sabe o que deseja fazer, falta somente ter clareza onde investir seu tempo e sua energia, elaborar os primeiros passos e começar. O Workshop provoca isso o tempo todo”, resumiu, contando ainda que houve casos de alunos que foram promovidos durante o Workshop, que iniciaram novas frentes de trabalho ou que se encorajaram a desengavetar projetos antigos que foram reavivados durante o evento.

A próxima turma já tem data marcada e será novamente no Campus Rio de Janeiro. As vagas serão abertas tanto para participantes externos quanto para alunos e servidores do IFRJ. “Iniciaremos no dia 19/09. E quem deseja participar já pode deixar o nome na lista de espera para ser contatado na abertura das inscrições, no início do mês de setembro. O evento será gratuito e ocorrerá na parte da noite, a partir das 19h, no auditório do Campus Rio de Janeiro e os cinco módulos ocorrerão sempre às terças-feiras”, avisou o professor Fabio.

O link para a lista de espera é: https://forms.gle/9kNLEb9Y49nVqcJm7 .

“Aproveito para agradecer à Coordenação de Extensão, Direção de Ensino e Direção-Geral do Campus Rio de Janeiro, nas pessoas de Sheila Albert e Andréa Cortez, Eduardo Coelho e Jefferson Amorim, pelo apoio e suporte para a realização do evento”, concluiu Fabio.