Conexão entre Meio Ambiente, Arte e História

Cerca de 60 estudantes dos Cursos Técnicos em Meio Ambiente e Informática participaram de uma atividade cultural interdisciplinar no centro do Rio de Janeiro, nos dias 14 e 18 de julho.

Acompanhados pelos professores Mariana Figueiredo, de Geografia, Marcela Moraes, de História, Ricardo Cesar, de Sociologia, Alessandra Neves, de Química e Joseane Pereira, de Biologia, os alunos tiveram a oportunidade de explorar diversas manifestações culturais e conhecer importantes espaços da cidade que refletem a interseção entre meio ambiente, arte e história.

A primeira parada da visita foi o Museu de Arte do Rio (MAR). Situado na Praça Mauá, o museu abriga uma vasta coleção de obras de arte que retratam a diversidade cultural e histórica do Rio de Janeiro. Os estudantes puderam apreciar as exposições “Defeito de Cor” e “Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros”.

ALUNOS E PROFESSORES DE ARRAIAL DO CABO

Em seguida, o grupo dirigiu-se a Pedra do Sal, um local histórico e culturalmente significativo para a cidade do Rio de Janeiro. Os estudantes conheceram o espaço onde se desenvolveu a cultura negra e o samba carioca. A Pedra do Sal é reconhecida como um ponto de resistência cultural e palco de manifestações artísticas, onde a música e a dança se misturam com a história e a identidade cultural da cidade.

No dia 14, a turma de meio ambiente fez a última parada foi o Museu do Amanhã, onde os estudantes exploraram exposições interativas e participaram de atividades que abordavam os desafios ambientais e as possíveis soluções para construir um futuro mais sustentável. A visita ao Museu do Amanhã proporcionou aos alunos uma compreensão mais profunda da importância da preservação ambiental e da relação entre a história, a ciência e a tecnologia.

No dia 18, os estudantes de informática tiveram a oportunidade de conhecer o Instituto Nacional de Tecnologia e interagir com pesquisadores, conhecer laboratórios, fazer perguntas e aprender mais sobre as áreas de pesquisa em tecnologia.

Os professores envolvidos ressaltaram a importância de atividades extracurriculares como essa, que permitem aos alunos expandir seus horizontes e compreender a complexidade e a interconexão entre diferentes aspectos da sociedade. Além disso, a visita ao Centro do Rio de Janeiro permitiu aos estudantes conhecer melhor a capital, valorizar o patrimônio cultural e ampliar a visão de mundo.

Colaboração: Verônica Trindade