Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental é aprovado pelo Cocam de Arraial do Cabo

O Colegiado de Campus de Arraial do Cabo aprovou, no dia 16 de junho, por unanimidade, a criação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. O diferencial significativo desse curso é a sua articulação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.

O curso apresentado pela comissão de elaboração é uma proposta inovadora, na qual cada disciplina da matriz curricular será cuidadosamente articulada os ODS com a Agenda 2030 da ONU, de forma a promover uma associação entre as questões locais, relacionadas à comunidade do campus, e as preocupações globais abordadas pelos ODS.

Dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que serão abordados no curso, destacam-se o ODS nº 6, referente a água limpa e saneamento, o ODS nº 12, sobre consumo e produção sustentáveis, e o ODS nº 11, que trata de cidades e comunidades sustentáveis, além de outros associados aos direitos humanos e à economia de baixo carbono. A inclusão desses ODS no currículo proporciona uma formação abrangente e atualizada, preparando os alunos para enfrentar os desafios socioambientais presentes em suas futuras atividades profissionais.

A curricularização da extensão é um dos pilares do curso, incentivando a participação ativa dos estudantes em atividades que possuam impacto social e promovam a cidadania. Essa abordagem contribui para a formação de profissionais engajados e comprometidos com as demandas da sociedade, além de ampliar a interação entre a instituição de ensino e a comunidade local.

Após a aprovação no Cocam, o próximo passo é o envio da proposta para a Pró-reitoria de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proen), onde serão realizadas as análises e os trâmites necessários para a efetivação do curso. Em seguida, a defesa do curso no Conselho Acadêmico de Graduação (Caeg) e a apreciação no Conselho Superior (CONSUP) serão etapas importantes para a consolidação do curso.

A previsão é de que o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental tenha seu início em 2024. A aprovação da proposta do curso é um reflexo do compromisso da instituição em oferecer uma formação de qualidade, alinhada com as necessidades sociais e ambientais. A implantação do curso trará benefícios não apenas para os estudantes, mas também para a região, ao formar profissionais capacitados e conscientes da importância da gestão ambiental e do desenvolvimento sustentável.

Colaboração: Verônica Trindade Marques