'Dialogos com a Reitoria' visita os campi do IFRJ

Com o início do 2º semestre, equipes da Reitoria, formadas pelo reitor, Rafael Almada, por pró-reitores e diretores da Instituição, retomaram o projeto Diálogos com a Reitoria, e já visitaram quase todos os campi do IFRJ, com exceção de Nilópolis e Engenheiro Paulo de Frontin.  O objetivo é apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido em todas as áreas e conversar diretamente com servidores a fim de dirimir dúvidas e discutir novas ideias.

Na tarde dessa sexta, 4 de agosto, uma equipe visitou o Campus Realengo na parte da manhã e o Campus Rio de Janeiro à tarde. Participaram da segunda visita Patrícia Ferreira, diretora de Inovação; Bruno Campos, Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas (PRODIN) e Marcus Vinicius da Silva Pereira, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI).

Patricia apresentou os novos espaços que estão sendo utilizados no prédio da Reitoria da rua Buenos Aires, centro do Rio, que permite aos servidores desenvolverem suas atividades em um ambiente novo e mais adequado às suas necessidades.

A diretora falou sobre uma antiga dívida que finalmente está sendo equacionada, ainda da fase 3 de expansão da Rede Federal, que vai ser retomada agora e possibilitar a criação da unidade no Complexo do Alemão. Além disso, lembrou que Belford Roxo também terá uma atenção especial e contará com a ampliação do campus e oferta de mais vagas. “São novidades que criam novas expectativas para a comunidade externa e também a interna”.

Falou das melhorias de processos internos como recepção de alunos, aprimoramento dos concursos, programas como o E-social, programas de aposentadoria etc. Uma série de iniciativas que ajudam nesse processo contínuo de valorização do servidor, segundo ela.

Um assunto de destaque foram os trabalhos que estão sendo feitos no PDI, das comissões e das expectativas da produção de um documento que contemple as necessidades da instituição de forma abrangente com grande participação dos servidores.

Outro ponto de destaque foi a abordagem sobre a queda do orçamento ao longo dos anos, das dificuldades enfrentadas e de um novo momento, que evidencia o trabalho da Reitoria no sentido de otimizar os recursos e de obter também auxílio através de emendas parlamentares, ações que permitem reformas nos campi e aquisições de equipamentos, por exemplo.

Ao falar de verticalização, a diretora destacou o incremento de programas em todas as áreas de ensino, pesquisa e extensão. Patrícia também citou as diversas parcerias feitas com prefeituras para ampliar a oferta de cursos, criando uma rede de atendimento que vai sendo ampliada em todo o Estado do Rio de Janeiro.

Ao falar sobre a Assistência Estudantil, a diretora destacou o novo edital, que amplia a oferta de bolsas, e reconheceu que os eventuais problemas estão na pauta do grupo de trabalho formado especificamente para aprimorar a Assistência no Instituto e atender a todos os estudantes que precisam.

Outro assunto abordado foi o trabalho realizado pela coordenação-geral de Comunicação (CGCOM) no intuito de promover a imagem do instituto e colaborar em todas as divulgações necessárias, e destacou os grandes avanços na divulgação, sobretudo nas redes socias.

A apresentação incluiu os trabalhos que estão sendo feitos como o ‘Juntos para nutrir o IFRJ’, projeto de implantação dos restaurantes de bandejão no IFRJ.

Bruno Campos e Marcus Vinícius, após a apresentação de Patrícia, conversaram e tiraram dúvidas dos servidores.

servidores em belford roxo
Belford Roxo

marcus viniciu fala para uma plateia em paracambi
Paracambi