Diretor do Campus Arraial do Cabo recebe Menção Honrosa da Academia Brasileira de Qualidade

O professor do IFRJ e atual diretor-geral do Campus Arraial do Cabo, David Barreto de Aguiar, recebeu o reconhecimento de Menção Honrosa da Academia Brasileira de Qualidade (ABQ) pela sua participação na 3ª edição da Medalha Acadêmico Mário Csillag. David concorreu na categoria "Tese" com o seu trabalho de doutorado defendido na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, em 2021, intitulada "Avaliação do ciclo de vida nas atividades de coprocessamento de resíduos industriais em fornos e clinquer no Estado do Rio de Janeiro."

O professor comentou sobre a importância das agendas de sustentabilidade nas aulas: "Temos trabalhado muito os princípios da Agenda 2030 nas aulas e colaborado também com as pesquisas dos nossos estudantes da pós-graduação, que estão relacionadas com os temas da agenda climática, avaliação de impactos e as formas de controle e prevenção da poluição", disse.

Segundo o pesquisador, os resultados mais significativos de seu trabalho incluíram a definição do perfil dos resíduos utilizados para produção de blends (combustíveis), contendo informações sobre sua origem, tipos e os setores econômicos geradores. Além disso, a pesquisa destacou a determinação do alto impacto na Saúde Humana, principalmente para os  trabalhadores de blendeiras e cimenteiras e, posteriormente, ao ambiente circundante da Baía de Guanabara e Região Serrana do Estado, a partir da tonelada de blend produzido e coprocessado.

Barreto manifestou gratidão aos seus orientadores Ubirajara Mattos (UERJ) e Victor Esteves (UFRJ) e expressou otimismo em relação à possibilidade de que esses resultados venham a enriquecer o diálogo acadêmico no setor, bem como impulsionar avanços na indústria. Isso poderia incluir a reavaliação dos processos de licenciamento ambiental, a importância da automatização das atividades e a adoção das tecnologias de vanguarda já amplamente utilizadas globalmente.

A entrega da Menção Honrosa foi realizada por dois renomados líderes da Academia Brasileira de Qualidade: Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas, coordenador da “Medalha ABQ Mérito à Qualidade João Mario Csillag,” e Jairo Martins da Silva, diretor-presidente da Academia Brasileira da Qualidade.

Colaboração: Verônica Trindade Marques