Domingo com Ciência na Quinta da Boa Vista

O Instituto Federal do Rio de Janeiro  participou do  "Domingo com Ciência na Quinta", no dia 16 de julho. O evento retornou à Quinta da Boa Vista, após três anos de pausa devido à pandemia. O encontro, que celebrou os Dias Nacionais da Ciência e do Pesquisador, os 75 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e os 205 anos do Museu Nacional, reuniu diversas instituições.

Com o objetivo de levar a ciência para além dos laboratórios e mostrar sua presença no cotidiano de todas as pessoas, o evento ofereceu mais de 160 atividades interativas, com experimentos e exposições de diversas áreas do conhecimento. A Quinta da Boa Vista recebeu um público diversificado.

A programação do evento foi organizada pela SBPC, pela Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia na América Latina e no Caribe (RedPOP) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), contando também com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e de outras 26 instituições científicas estaduais e nacionais. A participação do reitor do IFRJ na mesa de abertura reforçou o compromisso da instituição em promover a ciência e a educação de qualidade.

No evento, o IFRJ se destacou com suas diversas atividades coordenada pelo professor Marco Pacheco, do Campus Volta Redonda. A participação da Instituição demonstrou seu compromisso em promover a ciência e a educação de qualidade, levando o conhecimento científico para a sociedade de forma acessível e interativa. As atividades oferecidas pelo IFRJ foram bem recebidas pelo público, que se mostrou entusiasmado em conhecer as pesquisas e projetos desenvolvidos pela instituição.

Para o reitor Rafael Almada participar do evento foi uma oportunidade única de compartilhar conhecimento e fortalecer a importância da ciência na sociedade. "Foi uma honra fazer parte deste evento maravilhoso e ver o entusiasmo das pessoas em aprender e se envolver com a ciência. A participação do IFRJ reflete nosso compromisso em promover a educação científica e contribuir para o desenvolvimento da sociedade", destacou.

Rafael almada, professor Marcos e dois adolescentes, ao lado de dois robos NAO, do campus volta redonda

O "Domingo com Ciência na Quinta" representa um marco na retomada das atividades científicas e na promoção do conhecimento após um período desafiador. A presença de diversas instituições e a participação entusiasmada do público, de acordo com fontes do IFRJ,  reforçam o papel fundamental da ciência na construção de um futuro mais próspero e sustentável. O Instituto Federal do Rio de Janeiro, juntamente com outras instituições parceiras, contribuiu para o sucesso do evento, reafirmando seu compromisso em fomentar a educação científica e o progresso da sociedade.