Edital de seleção: PET - Saúde 2024-2026

O IFRJ divulga edital com as normas do processo seletivo para Orientador de Serviço do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde: Equidade 2024-2026), nos termos das Portarias MS/MEC 421/2010 e 422/2010.

Será ofertada 1(uma) vaga para orientador(a) de serviço, de acordo com os critérios dispostos no Edital SGTES/MS Nº 11, de 16 de novembro de 2023, que institui o PET-Saúde: Equidade 2024-2026.

O orientador de serviço terá a função de supervisão docente-assistencial, de caráter ampliado, exercida em campo, devendo reportar-se ao(à) tutor(a), sempre que necessário.

Poderão candidatar-se trabalhadores de saúde de quaisquer níveis de formação.

O candidato deve atender aos seguintes critérios de elegibilidade:

a) atuar Profissionalmente na Área Programática 5.1 da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, mais especificamente, vinculado a uma das Unidades de Saúde informadas no Quadro 1;

b) possuir representação na sociedade civil organizada;

c) comprovar, obrigatoriamente, experiência prévia em iniciativas voltadas à atuação em movimentos ou entidades sociais com enfoque nos temas de equidade de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e pessoas com deficiências;

d) comprovar, obrigatoriamente, que atua em ambientes nos quais se desenvolvem programas de aperfeiçoamento e especialização em serviço, bem como de iniciação a trabalho, estágios e vivências, respectivamente, para profissionais e estudantes da área da saúde;

e) comprovar, obrigatoriamente, que exerce atuação específica de instrutoria;

f) estar disponível a iniciar as atividades no PET-Saúde: Equidade tão logo seja convocado;

g) não ser beneficiário(a) de outro tipo de bolsa PET-Saúde e/ou de qualquer bolsa que tenha como atividade a monitoria/orientação/supervisão estudantil na graduação;

h) conhecer a legislação do PET-Saúde, disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/pri1802_26_08_2008.html

O candidato) que não cumprir os requisitos dispostos no subitem 3.3.1 será eliminado do processo seletivo, ficando impedido de participar das demais etapas previstas neste edital.

Inscrição:

A inscrição deverá ser realizada pelo candidato no período previsto no cronograma (item 8), através do link disponível em https://portal.ifrj.edu.br/editais/programas-graduacao/pet-saude.

PET-Saúde

O PET-Saúde: Equidade 2024-2026 é uma iniciativa voltada ao fomento e organização das ações de integração ensino-serviço-comunidade no território, com vistas a articular suas ações com a de outros projetos que contribuam para fortalecer mudanças na formação dos alunos, em consonância com as complexas necessidades em saúde requeridas ao SUS.

O PET-Saúde: Equidade será desenvolvido no IFRJ, intitulado: “PET Saúde Equidade IFRJ/SMS-RJ: propostas, planejamentos e ações na Área Programática 5.1”, sendo composto por 3(três) eixos temáticos e 5 (cinco) grupos de aprendizagem tutorial, nas respectivas Unidades de Saúde (quadro 1). Os Grupos de Aprendizagem tutorial serão direcionados com propostas que visam: fortalecer a integração ensino-serviço-comunidade no âmbito do IFRJ junto à rede pública assistencial em saúde, buscando contribuir com uma formação profissional na perspectiva da valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, à luz das questões de equidade, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e deficiências.