Educação superior como parte do sistema educacional na América Latina e Caribe

O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Elias Monteiro, participou, no dia 13 de março, do simpósio “Educação superior como parte do sistema educacional na América Latina e Caribe”, da Conferência Regional de Educação Superior (CRES+5). O evento ocorre entre os dias 13 e 15 de março, em Brasília.

Ao público presente, o presidente do Conif e reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) explicou sobre o funcionamento da Rede Federal e destacou dados relevantes.

“Acreditamos que os diferentes pilares de atuação das instituições de ensino superior, Pesquisa, Formação e Extensão, devem contribuir ativamente para as políticas públicas, priorizando o combate às profundas desigualdades que afetam a América Latina e Caribe. Além disso, devem promover a inclusão, a justiça social, a dignidade humana, a interculturalidade e a sustentabilidade”, pontuou Elias.

“Talvez muitos não conheçam como se estrutura a Rede Federal. Hoje somos 682 unidades, cerca de 2434 cursos de graduação, cerca de 205 ofertas de pós, além de 11 mil projetos de pesquisa aplicada. Então é uma competência da Rede Federal também ofertar graduação e pós. Interessante, 70% dos nossos estudantes, em todos os níveis e modalidades, afirmam que a renda familiar é abaixo de 1,5 salário mínimo, 56% dos nossos estudantes se autodeclaram pretos ou pardos e algumas particularidades. A nossa estrutura é bem capilar”, completou.

Coordenada por Axel Didrikson, professor da Universidade Autônoma do México (UNAM), a mesa do simpósio estava composta pelo reitor Elias Monteiro, Estela Miranda, professora da Universidade Nacional de Córdoba (UNC) e pelo professor Luiz Fernandes Dourado, diretor-presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e membro do Fórum Nacional de Educação (FNE).

Estão presentes no evento Oneida Irigon, reitora do Instituto Federal de Goiás (IFG) e coordenadora da Câmara Temática de Internacionalização, Leopoldina Veras, reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), Jefferson Manhães, reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), e Romaro Silva, reitor do Instituto Federal do Amapá (Ifap).

CRES+5

A CRES+5 é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) – por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – em parceria com o Instituto Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (UNESCO-IESALC) e com o Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior (Enlaces).

A pauta da CRES + 5 está dividida em 12 eixos temáticos e tem como objetivo analisar as conquistas da Educação Superior da região e estabelecer as prioridades para a próxima CRES, em 2028. De acordo com o MEC, “o objetivo é destacar o progresso alcançado desde a conferência de 2018, bem como os desafios remanescentes e as questões emergentes, principalmente após a crise pandêmica da covid-19”.

Participam do evento reitores, diretores, acadêmicos, estudantes, representantes da área da Educação e de organizações governamentais e não governamentais.

Ao final do encontro, foi publicado um documento final. Para acessar, clique aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif