Encontro com produtores culturais de São Gonçalo

O Campus são Gonçalo realizou mais uma etapa do projeto Ampliando o Extensão Cultural no dia 20 de abril. Dessa vez o objetivo foi um encontro com os produtores culturais da região.

O Extensão Cultural do IFRJ é um programa da Pró-Reitoria de Extensão que visa acessibilidade cultural para nossos alunos, servidores, terceirizados e comunidade externa!

Atualmente, segundo os organizadores, está em execução um projeto que amplia o Extensão através da formação de novas parcerias com produtores, equipamentos e grupos culturais das diversas regiões do estado do Rio de Janeiro, na intenção de descentralizar e poder oferecer oportunidades de acesso cultural a todos os campi do Instituto.

O projeto está realizando um piloto no campus São Gonçalo e executou um encontro com diversos produtores culturais da região para apresentar um pouco mais do programa e a Instituição. Além disso, equipe do Extensão Cultural e do Campus São Gonçalo procuraram entender como funciona a produção cultural do município para compreender como a instituição federal pode auxiliar os produtores independentes do local.

Os produtores culturais informaram que o apoio de uma grande instituição seria de extrema importância para eles e verificaram que a parceria com a instituição pode ser uma forma de unir os produtores culturais do município na perseverança da produção cultural de São Gonçalo.

imagem contem uma sala de aula adaptada com cadeiras em semicírculo para uma reunião. professores e convidados estão sentados

Quem foram os convidados?

Rita Crochê: subsecretária das mulheres; participante do Coletivo de mulheres;

Flávia e Antônio Guimarães: Fundadores da Fluarte(Associação Cultural das artes fluminenses); Yonara Costa: Integrante da equipe cultural do Firjan; participa de um coletivo de escritoras que reforça a ideia de mulheres em um espaço dominados por homens; Natália Amorim: produtora e cenógrafa da Companhia Gabriel Engel; realiza oficina para jovens atores de crianças até adultas; Chris Franco: produtora de artes cênicas e possui o espetáculo “Ao Som de Clarice” em temporada ativa; Celi Santana: mestre de capoeira; faz parte da equipe do fórum capoeirense; Félix: participante do movimento LGBT de São Gonçalo (Presidente de diversidade); Integrante do conselho de Cultura de São Gonçalo; Henrique Vianna: produtor carnavalesco; trabalha com festas populares através do Conjunto Araribóia

Produção: IFRJ, PROEX, Programa Extensão Cultural;

Produção - executiva: Annie Ramos, Rita Marcos e Maíra Carrera