Estudante de Paracambi é destaque na 4º Mostra Nacional de Feiras de Ciências

O IFRJ participou hoje, 12, da 4º Mostra Nacional de Feiras de Ciência, em Brasília.

O evento reúne 32 projetos científicos que se destacaram em feiras municipais e estaduais de 2021 a 2023 em 20 estados brasileiros e 39 municípios. Os projetos foram desenvolvidos por estudantes da educação básica, sob orientação de seus professores.

A mostra é fomentada pelo MCTIC, por meio da Diretoria de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica, com o objetivo de reunir, anualmente, projetos científicos desenvolvidos por estudantes da educação básica, sob orientação de seus professores. Os projetos são indicados pelos coordenadores de feiras e mostras científicas das escolas, que tiveram financiamento para a realização das feiras, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e do MCTIC. Nesta edição, as apresentações ocorreram no MEC, MCTIC, Congresso Nacional e no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A abertura foi realizada pelo secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social – SEDES – Inácio Arruda.

O primeiro aluno a se apresentar no evento foi Filipe Rocha no Campus Paracambi do IFRJ, com o trabalho: “Aplicação da lei de Stoces em cilindros de papelão utilizando vídeo de análise de oscilações amortecidas”. A produção é fruto do laboratório de Instrumentação e simulação computacionais científicas aplicadas – LISCOMP.

foto mostra o aluno felipe

A cerimônia foi prestigiada pelo reitor do IFRJ, Rafael Almada e pelo diretor-geral do Campus Paracambi, David Braga, que acompanharam os alunos e professores.