Estudantes com destino à Grécia e à Austria

A Coordenação-geral de Relações Internacionais do IFRJ informa que o Edital 01/2023 Reari Utrecht, de mobilidade acadêmica internacional, selecionou dois estudantes de graduação para participarem de um semestre letivo em universidades na Europa.

Miguel Angelo Jacob, estudante do Bacharelado em Química, irá para a Aristotle University of Thessaloniki, na Grécia (foto), e Gabrielle Mendes Rezende , do Bacharelado em Produção Cultural, irá para a University Of Graz, na Áustria.

Os estudantes, ambos do campus Nilópolis, estão cheios de expectativas para essa nova etapa de suas vidas pessoais e acadêmicas.

foto de rosto de miguel

Miguel Angelo Jacob diz que fazer intercâmbio é seu maior sonho, “só tenho a agradecer ao IFRJ e ao Rodrigo Lemos, coordenador de Relações Internacionais, por tornarem esse sonho possível. A mobilidade internacional significa o começo de uma nova e fantástica fase da minha vida, tenho certeza disso".

Gabriela

Já Gabrielle Rezende diz que: "Fazer essa mobilidade além de ser a realização de um grande sonho, representa pra mim o começo de uma nova trajetória cheia de novas oportunidades e conquistas pela frente"

Os estudantes estão nos preparativos para iniciar o semestre letivo de 2024.1 .

Em 2023 participaram da iniciativa, além do IFRJ, o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Colégio Pedro II (CPII) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

O Programa visa possibilitar aos estudantes a oportunidade de mobilidade internacional, por um semestre, em instituições de ensino superior que participam desta edição do programa. Os estudantes estarão isentos do pagamento de mensalidades, conforme acordo de cooperação celebrado. O IFRJ participa da iniciativa desde 2020, tendo ao todo nove estudantes que foram contemplados, participando do programa em países como Espanha, França, Portugal, Noruega e Alemanha.

Rodrigo Lemos destaca que a Reitoria do Instituto Federal do Rio de Janeiro não mede esforços para que os estudantes recebam uma bolsa-auxílio para custear despesas como passagens, alimentação, seguro saúde e alojamento. "Achamos muito importante a iniciativa de auxiliar os estudantes com uma bolsa para custear as despesas. Acompanhando de perto os últimos processos, tenho a dimensão do impacto dessa bolsa, pois sem ela a maioria dos nossos estudantes não poderia fazer a mobilidade acadêmica internacional", ressaltou Rodrigo.