Logo IFRJ

Extensão Cultural: “Angu”, no Teatro Firjan SESI Centro

A Pró-Reitoria de Extensão do IFRJ, por meio do Programa Extensão Cultural, em parceria com o Teatro Firjan SESI Centro, está disponibilizando pares de ingressos para o espetáculo: “Angu”, no dia  01/04 (segunda), às 19h, no Teatro Firjan SESI Centro.

Em cena, Alexandre Paz e João Mabial subvertem o esperado: a não-performance do homem negro com a sua masculinidade ultra, mega viril e heteronormativa. O espetáculo conta histórias paralelas vivenciadas por pessoas negras gays, buscando subverter o olhar social fetichista que as objetifica, criminaliza e hiperssexualiza. Trata-se de uma celebração à vida, uma espécie de resgate da ancestralidade preta e gay. O texto e a direção são de Rodrigo França.

Um sargento da polícia militar que honra a sua farda, mas tem a sua sexualidade como alvo de piadas para seus colegas; um jovem estudante de enfermagem que se deslumbra com a classe média branca e deseja ser por ela incluído, porém, é somente hiperssexualizado; o sonhador que fica diariamente sentado no banco da rodoviária e se envolve numa tarde de amor em um banheiro público; o menino encantado com o que dizem do seu tio Gilberto, um homem negro gay que desapareceu no mundo para fazer a sua arte longe da família homofóbica; Madame Satã – transformista que teve que largar a arte para viver à margem como malandro da Lapa; e uma homenagem ao Les Étoiles, icônica dupla queer negra brasileira que abriu as portas da Europa para a MPB.

“Retratamos pessoas que só desejam ser o que realmente são. Reforço a palavra ‘pessoas’, pois algumas são tão marginalizadas que a sociedade não as identifica assim. Ainda há luta para o básico, para se ter dignidade. Mesmo ficcionais, são vidas expostas colocando as nuances e subjetividades necessárias, para buscar a humanidade”, conta o diretor Rodrigo França. 

“A peça é um grito. Não necessariamente de socorro, porque acima de tudo existe potência, amor, desejo e intensidade na vida. O espetáculo é um Ebó. Que saiamos do teatro limpos e reequilibrados daquilo que nos oprime, nos aliena, nos engessa de sonhar. Que o Angu nos alimente de reflexões e nos fortaleça de axé”, vibra Rodrigo.

Os interessados em concorrer a um par de ingressos devem se inscrever por meio deste link. A divulgação dos contemplados será feita por e-mail, utilizando o endereço fornecido no formulário, a partir do dia 28/03 (quinta) às 15h. A retirada dos ingressos deve ocorrer sempre uma hora antes do espetáculo no dia da sessão, mediante a apresentação de documento oficial de identidade/CPF.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS