Informações Gerais

FORMAS DE INGRESSO
 
SiSU
 
Desde 2010, as vagas ofertadas para os cursos de graduação do IFRJ são disponibilizadas ao público por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do MEC, com base na nota do ENEM. Assim, todos aqueles que desejam concorrer a uma vaga em um de nossos cursos devem fazer o ENEM e acompanhar o lançamento dos editais SiSU por meio do site, sisu.mec.gov.br, e dos editais IFRJ através de nosso site, www.ifrj.edu.br.
 
Acesse aqui os editais do SiSU.
 
 
TRANSFERÊNCIA INTERNA
 
O estudante regularmente matriculado em nossos cursos de graduação poderá concorrer, internamente, para uma vaga de transferência para outro curso afim, em período estabelecido por meio de edital interno. Os critérios exigidos aos candidatos para transferência são definidos neste edital, dentre esses critérios estão: a análise de equivalência entre as disciplinas cursadas na origem com as disciplinas do curso pretendido, bem como a comparação do Coeficiente de Rendimento Acumulado entre os concorrentes. 
A publicação do edital de transferência interna é prevista no Calendário Acadêmico, então não deixe de acompanhá-lo para saber a data e procure a Secretaria Acadêmica para realizar sua inscrição, caso a transferência interna seja o seu objetivo.
 
Acesse aqui os editais de Transferência Interna.
 
 
TRANSFERÊNCIA EXTERNA
 
Poderá concorrer a uma vaga de transferência para cursos ofertados pelo IFRJ, o estudante que estiver regularmente matriculado em curso de graduação ofertado em Instituição de Ensino Superior autorizada e/ ou reconhecida pelo MEC, respeitando-se a afinidade pelo curso pretendido e o cumprimento dos requisitos exigidos em edital.
Acompanhe o calendário acadêmico para conhecer a data de publicação do edital de transferência externa.
 
Acesse aqui os editais de Transferência Externa.
 
 
REINGRESSO
 
O estudante que tenha concluído curso de graduação ofertado em Instituição de Ensino Superior autorizada e/ ou reconhecida pelo MEC ou no IFRJ, respeitando-se o cumprimento dos requisitos exigidos em edital, poderá concorrer a uma vaga de reingresso para curso ofertado pelo IFRJ.
Acompanhe o calendário acadêmico para conhecer a data de publicação do edital de reingresso.
 
Acesse aqui os editais de Reingresso.
 
 
MANUTENÇÃO DE VÍNCULO
 
Os estudantes que integralizaram o curso de graduação no IFRJ e desejam manter-se na instituição, podem solicitar a manutenção de vínculo para a obtenção de nova titulação, habilitação ou ênfase, oferecidas pelo respectivo curso ou por novo curso de graduação, devendo, para tanto, requerer a revinculação no semestre de conclusão do curso integralizado.
 
Acesse aqui a Instrução Normativa referente à Manutenção de Vínculo.
 
 

Requerimento de Matrícula e Termo de Responsabilidade

 

 

Conheça os CURSOS DE GRADUAÇÃO ofertados pelo IFRJ.

 

 

 

 

 

Desenvolvido em: Drupal
Sítio melhor visualizado em Mozilla Firefox
Equipe de desenvolvimento: DGTI - CODES

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Reitoria

Rua Pereira de Almeida, 88 - Praça da Bandeira - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20260-100 Telefone: (21) 3293-6000

Entre em contato conosco