IFRJ é aprovado no Programa de Qualificação Social e Profissional em Economia Popular e Solidária nos Institutos Federais das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul

A proposta submetida pelo IFRJ ao Edital nº 5/2024 - PRO-EXT/RET/IFSP - Programa de Qualificação Social e Profissional em Economia Popular e Solidária nos Institutos Federais das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul conquistou o segundo lugar no resultado definitivo, publicado no dia 29/02.

O IFRJ organizou e submeteu uma proposta de adesão por meio das Incubadoras Tecnológicas de Economia Solidária (ITES IFRJ Campus Niterói) e de Cooperativas Populares (ITCP IFRJ Campus Realengo), apoiadas pela Pró-reitoria de Extensão e Pró-reitoria de Ensino.

O Edital tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de cursos de qualificação profissional e social em sete instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, no âmbito do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional - PMQ, com vistas à formação de trabalhadoras(es) em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica, alinhada à vocação econômica do território, contribuindo no fortalecimento das iniciativas de economia popular e solidária e na construção de redes produtivas fundamentadas nos princípios da autogestão, cooperação, sustentabilidade ambiental, participação popular e na valorização das dinâmicas territoriais.

Este Programa prevê a realização de cursos de Formação Inicial e Continuada que serão acompanhados pela PROEN, cabendo à PROEX o fortalecimento desta temática extensionista tão importante na relação com o Arranjo Produtivo e Social dos territórios.

O edital foi lançado por meio de uma live realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com a participação da SETEC e representantes do IFSP, IFBA e da Rede IF Eco Sol, da qual o IFRJ é integrante.

Informações sobre o Edital https://www.ifsp.edu.br/economiasolidaria .

Equipe - Participaram da elaboração da proposta, as professoras Etiane Araldi, coordenadora da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (ITES) do Campus Niterói do IFRJ e Mariana Morette Pan, coordenadora da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) do campus Realengo do IFRJ. No apoio à adesão ao Edital, participaram os gestores das áreas de ensino e extensão, Gilsiane Escobar, diretora Adjunta de Ensino Técnico e Qualificação Profissional (DATEQ/PROEN), Pâmella Santos dos Passos, diretora de Extensão Comunitária e Tecnológica (DIPROEXT/PROEX), Annie Ramos Teixeira, diretora Adjunta de Relações com o Arranjo Produtivo e Social (DRAPS/PROEX), Michelle de Oliveira Abraão, coordenadora-geral de Programas e Projetos (CGPP/PROEX), Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho, coordenadora de Extensão do campus Niterói (COEX/CNIT).

Entre as pessoas que colaboraram: Sheila Soares de Assis, coordenadora de Pesquisa Pós-Graduação e Inovação do Campus Niterói; José Marcelo Velloso de Oliveira, diretor de Ensino do Campus Niterói; e Eudes Pereira de Souza Júnior, diretor-geral do Campus Niterói.