IFRJ é um dos primeiros Institutos Federais a fazer adesão ao Pé-de-Meia

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica será a pioneira na implementação do Programa Pé-de-Meia do Governo Federal. O anúncio foi feito pela secretária Executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela, durante sua participação na 130ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O IFRJ foi um dos primeiros Institutos Federais a aderir ao programa.

O Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público. Por meio do incentivo à permanência escolar, o programa quer democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens do ensino médio, além de promover mais inclusão social pela educação, estimulando a mobilidade social.

A pró-reitora de Ensino do IFRJ, Alessandra Paulon, explicou como funcionará a bolsa-poupança para os estudantes concluírem o Ensino Médio: “No ato da matrícula o estudante recebe um valor de R$200,00. A cada mês que ele comprove 80% de frequência nas aulas e demais atividades escolares, ele recebe mais R$ 200,00. Ao final de cada ano, quando é aprovado, ele recebe R$ 1.000,00. E, por fim, ao concluir o Ensino Médio e realizar o ENEM, ele recebe mais R$ 200,00. Ou seja, o aluno terá um incentivo de R$ 200,00 todo mês para seguir estudando e, ao final do Ensino Médio, contará com uma poupança de R$ 3.000,00 por cada ano de aprovação. Basta, para isso, seguir estudando com aproveitamento e frequência no seu curso”, disse.

Alessandra esclareceu que já haverá uma seleção por critérios estabelecidos pelo Programa Pé-de-Meia. “Nós enviaremos os dados acadêmicos e pessoais dos estudantes que dispomos em nossos sistemas acadêmicos e que foram informados pelos próprios estudantes: matrícula regular nos cursos técnicos integrados e concomitantes ao Ensino Médio; frequência mensal de 80% nas disciplinas cursadas e aproveitamento de 60% nas avaliações feitas). Por isso, os estudantes deverão atualizar seus dados pessoais nas secretarias acadêmicas dos campi (nome completo; data de nascimento; endereço completo; e-mail pessoal; munícipio de nascimento; CPF;  Nome completo da mãe; CPF da mãe), para não perderem a oportunidade de receberem o benefício por ausência de dados. Também precisam ter CPF, para que a Caixa Econômica Federal proceda a abertura das contas pessoais dos estudantes. Munidos desses dados, o Ministério da Educação e a Caixa Econômica Federal farão cruzamento de dados dos estudantes e seus familiares no CadÚnico, bem como efetuarão a abertura das contas informando aos alunos os dados bancários e as datas de recebimento dos incentivos”, contou a pró-reitora, que ressaltou ainda que o recurso vai direto para a conta do estudante que pode participar do Programa Pé de Meia e não passa pelo IFRJ: “Dessa forma, os estudantes deverão ter atenção aos informes do Programa e, por outro lado, poderão seguir participando do nosso Programa de Assistência e Permanência Estudantil”, contou.

A princípio, o programa é destinado aos estudantes dos cursos técnicos integrados e concomitantes ao Ensino Médio. A seleção e o pagamento dos estudantes serão de inteira responsabilidade do Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal. Ao IFRJ, cabe enviar os dados dos estudantes que dispõe em seus sistemas acadêmicos. “Por isso a importância do trabalho conjunto: estudantes atualizando seus dados pessoais nas secretarias de seus campi; professores, coordenadores de cursos e diretores de ensino mantendo os dados acadêmicos atualizados mês a mês; secretarias registrando e atualizando os dados; e a COTP e demais setores acompanhando o progresso acadêmico de nossos estudantes”, frisou a pró-reitora.

Alessandra apontou que essa é mais uma política de acesso-permanência-êxito que o IFRJ está aderindo, para garantir novas formas de ampliar a sua Política de Assistência Estudantil e apoiar a permanência e o sucesso de nossos estudantes. “Somos uns dos primeiros institutos a ter feito a adesão ao Programa Pé de Meia. Isso significa que seguimos firmes no propósito de ampliar o acesso, a permanência e o êxito ao maior número de jovens e adultos trabalhadores em nossos cursos, cumprindo nosso papel social de ampliar as oportunidades sociais pela educação”, finalizou.