IFRJ participa de Eventos de Inovação e Fundações no IFES

O reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Rafael Almada, e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Marcus Vinicius Pereira, marcaram presença em um evento de relevância para o cenário acadêmico e científico. A cidade de Vitória se tornou palco de debates e trocas de experiências no 1º Encontro dos Polos de Inovação da Rede Federal e no Encontro das Fundações de Apoio Credenciadas por Instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Os eventos ocorreram nos dias 15, 16, 17 e 18 de agosto de 2023, na Cidade da Inovação do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRJ, Marcus Vinicius Pereira, esteve presente nas discussões que objetivavam fortalecer a pesquisa e a inovação no âmbito da Rede Federal. Durante os dias de encontro, foram debatidos temas fundamentais para a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico. O evento dedicado às Fundações de Apoio propiciou uma análise profunda da atuação dessas instituições e explorou maneiras de valorizar ainda mais a participação dos servidores públicos em sua gestão.

Já o 1º Encontro dos Polos de Inovação da Rede Federal trouxe à tona questões cruciais para o estímulo à inovação e ao empreendedorismo no ambiente acadêmico. A Cidade da Inovação do IFES, local que sediou os eventos, é um espaço concebido para ser um centro dinâmico de soluções transformadoras, promovendo o desenvolvimento humano, econômico e sustentável. A articulação entre o IFES, outras instituições governamentais e o setor produtivo sinaliza um comprometimento sólido com a criação de um ambiente propício à inovação.

A Cidade da Inovação se localiza no antigo espaço dos Galpões do instituto brasileiro do café - IBC, no bairro Jardim da Penha. Desde sua criação, a Cidade abriga o Polo de Inovação Vitória (PEIF-IFES), que desempenha um papel fundamental na gestão de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltados para áreas como metalurgia, materiais e inteligência artificial. Além disso, o escritório regional do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) reforça a importância do local como um epicentro de avanço tecnológico.

A presença do reitor Rafael Almada e do pró-reitor Marcus Vinicius Pereira em tais encontros ressaltam o compromisso do IFRJ com a promoção da pesquisa, inovação e desenvolvimento científico, bem como o fortalecimento das parcerias entre as instituições da Rede Federal. "Esses eventos representam uma oportunidade valiosa para a troca de ideias, colaboração e a busca por soluções conjuntas que impactarão positivamente o ensino, a pesquisa e a inovação no país", afirmou o reitor.