IFRJ presente na Regulamentação do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação

O IFRJ tem um representante eleito como representante da Câmara Setorial de Tecnologia do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), integrando o Grupo de Trabalho (GT) do Governo do Estado voltado para discutir e orientar a regulamentação da Lei N.º 9.809/22, que versa sobre o referido sistema. Trata-se do professor Marco Pacheco, do Campus Volta Redonda.

A iniciativa, promovida pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), busca a participação de atores-chave no processo de regulamentação, visando a elaboração de propostas que serão submetidas à apreciação do Poder Executivo. O GT se divide em cinco Câmaras Técnicas, cada qual tratando de aspectos específicos relacionados ao Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Pacheco foi eleito para representar o Fórum da ALERJ nas Câmaras Técnicas de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e Universidades, bem como na de Educação a Distância (EaD) e Ensino Técnico e Profissionalizante. As câmaras se reuniram no último dia 10 na sede da SECTI, sob a coordenação do subsecretário de Ensino Superior, Tecnológico e Pesquisa da secretaria, Edgard Neto.

Durante as reuniões, os participantes conduziram uma análise detalhada da Lei 9.809/22, identificando pontos de destaque e oportunidades de aprimoramento. As sugestões apresentadas pelos representantes das Câmaras Técnicas têm como intuito fornecer subsídios cruciais para orientar a regulamentação efetiva do sistema, fomentando um ambiente propício para o avanço científico e tecnológico no estado.

O docente enfatizou a relevância da participação do IFRJ no processo, destacando seu comprometimento com o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a ciência, tecnologia e inovação no estado.

O Instituto Federal do Rio de Janeiro continua a desempenhar um papel fundamental na promoção do avanço tecnológico e científico no estado, demonstrando seu compromisso com a educação de qualidade e a inovação que impulsionam o desenvolvimento socioeconômico da região, disse o professor.

foto: Reunião da Câmara Técnica de ICTs e Universidades