IFRJ tem novo mestrado aprovado pela CAPES

O curso de Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde - que será ofertado pelo Campus Realengo do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) - foi aprovado na Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O resultado das propostas de cursos novos foi divulgado em 28/09/2023, após homologação na 224ª reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES.

A elaboração da proposta do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PPGCTIS) se iniciou em 2020 e contou com assessoria da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) do IFRJ. O pró-reitor da Proppi, Marcus Vinicius Pereira, parabenizou toda equipe de elaboração da proposta para o APCN e a equipe gestora do campus pelo apoio. "A aprovação deste mestrado consolida a verticalização do ensino no eixo saúde no campus Realengo e a busca da Proppi pela melhoria dos indicadores associados à pesquisa, pós-graduação e inovação", destacou.

A submissão da proposta envolveu o trabalho colaborativo de cerca de 15 docentes. "A proposta do PPGCTIS surge da evolução técnica, científica e da formação dos estudantes do Campus Realengo, com a necessidade de atender às demandas sociais e do mercado de trabalho, buscando preencher uma lacuna existente ao qualificar profissionais e melhorar a assistência à saúde em regiões desfavorecidas, como a Zona Oeste do Rio de Janeiro", afirmou o coordenador da proposta, o professor Felipe Reis.

Para a diretora de Ensino do Campus Realengo, Mira Wengert, a aprovação da proposta do mestrado profissional representa a realização de um sonho do campus, que consolida a verticalização do ensino, desde o nível médio até a pós graduação, e aproxima ainda mais o campus ao território no âmbito do serviço de saúde. Ela agradeceu especialmente à equipe da Proppi, ao professor Felipe Reis, que provocou o grupo para a construção da proposta e coordenou o trabalho, e à professora Lilian Dias, que também se dedicou intensamente.

"A aprovação do Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, parafraseando o compositor Raul Seixas, é a realidade de um sonho que se sonha junto. É um momento de muita alegria para a comunidade acadêmica do campus Realengo. Parabenizamos a toda a equipe  envolvida e almejamos o merecido sucesso para o curso. Oportunamente, agradecemos o assessoramento da equipe de Pós-Graduação da Proppi", destacou a diretora-geral do Campus Realengo, Hélia Pinheiro.