O IFRJ marca presença no II Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (InovEPT), realizado de 7 a 9 de maio, no Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores em Educação do Ministério da Educação (Cetremec).

O evento é organizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) e reúne gestores, lideranças e pesquisadores para explorar os principais desafios e oportunidades relacionados à inovação e ao empreendedorismo no campo da educação profissional e tecnológica.

O InovEPT tem como objetivo articular a criação de um ecossistema de inovação na EPT. Além disso, visa apresentar e discutir desafios, métodos e práticas relacionadas à inovação e ao empreendedorismo no âmbito da educação profissional e tecnológica.

O Encontro está dividido em três eixos: a) iniciação tecnológica; b) pesquisa, desenvolvimento e inovação; e c) empreendedorismo de base tecnológica.

O reitor do IFRJ, Rafael Almada, está acompanhado de servidores que representam setores da Instituição, como Pamella Passos (Diproext); Annie Ramos (DRAPS); Patrícia Silva Ferreira - Agência de Inovação (PROPPI); Ana Paula Salerno – Cgpem, entre outros.

Pâmella Passos disse que: ““Está sendo um importante evento para fortalecer a integração da RedeEPT no campo da inovação demonstrando a importância da extensão nesse processo de intenso e constante diálogo com o arranjo produtivo e social. As pontes entre Inovação e Sociedade são urgentes para que a rede federal, em seu compromisso social, produza soluções para problemas e desafios da sociedade brasileira”.

Participam do Encontro: Marcelo Bregagnoli, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC; Inácio Arruda, secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Ana Estela Haddad, secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde; Silvio Bulhões, secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) do governo de Alagoas; Felipe Morgado, superintendente de Educação Profissional e Superior do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); e  Maria Soraya Pereira, presidente do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculado às Universidades Federais (Condetuf).

Conif presente

O pleno do Conselho Nacional dos Institutos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) participou da abertura do evento, e a agenda faz parte da 133ª Reunião Ordinária do colegiado, realizada entre os dias 7 e 9 de maio, em Brasília.