Logo IFRJ

III Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher no Campus Pinheiral

A III Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher no Campus Pinheiral, aconteceu de 04 a 08 de março. O evento foi promovido pelo Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDS), pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), pela pós-graduação em Educação em Direitos Humanos e por docentes parceiros.

O evento atende à Lei 14.164/21, que criou a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, a ser realizada em março em todas as escolas públicas e privadas de educação básica. 

Os objetivos da semana são:

promover atividades para difundir conhecimento sobre a Lei Maria da Penha e os mecanismos de assistência e de denúncias existentes contra violência doméstica;

integrar a comunidade nesta pauta;

capacitar educadores;

impulsionar a reflexão crítica entre estudantes, profissionais da educação e comunidade escolar sobre a prevenção e o combate à violência contra a mulher;

entre outros.

No campus, foram abordados temas como relacionamentos abusivos, discussões sobre masculinidades, gordofobia e pressão estética, diferentes tipos de violência contra mulher, defesa pessoal, entre outros.

A programação contou, ainda, com a participação da advogada Marilha Boldt, especialista em violência doméstica e direito da família que dialogou com o público sobre os aspectos legais para a proteção das mulheres.

Para a palestrante, as universidades e os institutos federais são provedores de mudanças significativas, através da educação. “Amei estar no IFRJ, ver o auditório lotado de pessoas sedentas por aprender sobre violência doméstica. Isso me instiga a prosseguir na luta diária. Assim, formamos multiplicadores de conhecimento”, declarou a advogada.

Em uma atividade de formação dos servidores docentes e técnico-administrativos, uma reflexão sobre boas e más práticas discutiu sobre o enfrentamento da violência de gênero em instituições educativas.

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS