Inaugurada área de descompressão do IFRJ campus São João de Meriti

A área de descompressão do IFRJ campus São João de Meriti, no térreo da unidade, foi inaugurada na tarde de 27 de fevereiro de 2024. A área de descompressão é uma sala que serve para oferecer suporte emocional aos estudantes, sendo o lugar onde eles podem descansar e até mesmo se divertir e vai servir tanto para estudantes usufruírem melhor do seu tempo livre entre os intervalos das aulas, quanto para servidores, anistiados e terceirizados.

Além do reitor do IFRJ, Rafael Almada, e do diretor-geral do Campus São João de Meriti, Rodney Albuquerque, participaram da inauguração: a pró-reitora de Extensão, Ana Luisa Soares; o coordenador da Incubadora, Fabiano Martins Carvalho dos Santos; Margareth Kelly Nascimento Souza, do Sebrae RJ Duque de Caxias; Marinete Franco, advogada, mãe da vereadora Marielle Franco e da ministra de Direitos Humanos, Aniele Franco; o presidente da comissão de educação e vereador de São João de Meriti, Jefferson Martin; o presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação - Regional Rio de Janeiro (Assespro - RJ), Robert Jansen; o CEO da DevMedia, Gladstone Matos; o presidente da Academia de Letras e Artes de São João de Meriti, Alcydinei Ney Santos; a representante do Movimento Negro Evangélico, Fezinha; a coordenadora do Grupo de Mulheres Yepondá, Iyá Lúcia de Oxum; entre outros(as).

O espaço disponibiliza uma Smart TV de 65 polegadas, churrasqueira, cafeteira, geladeira, microondas, computadores, torre de carregador para celular, roteador de internet, karaokê, vídeo game, totó, mesa de ping pong, e diversos jogos.

De acordo com o diretor-geral do campus, Rodney Albuquerque, o espaço foi escolhido por possibilitar a mesclagem da iluminação artificial, que foi totalmente recuperada, com a iluminação natural, oriunda de cobogós (tijolos vazados que garantem o frescor natural com o apoio de ventiladores).

“Este espaço de convivência fica localizado no refeitório da unidade e conta com todo o planejamento necessário para oferecer um ambiente mais agradável. Os móveis devem permitir que a comunidade acadêmica tenha uma conversa mais privada entre 2 ou 3 pessoas, ou até mesmo reunir um grupo de 20. Foram pensados com cuidado e uma das principais ideias da área de descompressão é que ela seja confortável e aconchegante para todos e atenda às diferentes necessidades e estilos de pessoas”, afirmou o diretor-geral.

O Campus São João de Meriti adquiriu jogos pedagógicos para Pessoas com Deficiência (PcD) com o objetivo de melhorar a integração comunitária e a socialização. Xadrez adaptado-inclusivo com relógio para contagem regressiva, dominó gigante em relevo Braille para baixa visão, jogo de damas adaptado em Braille e jogo da velha em relevo para PcD desembarcaram no espaço de convivência no refeitório da unidade.