Silício Fluminense - Incubadora de Jogos Digitais, Empreendimentos e Economia Criativa de Engenheiro Paulo de Frontin

 O campus Eng. Paulo de Frontin do IFRJ foi uma das onze instituições contempladas pelo edital de Apoio a Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica da FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro). O Instituto, agora, passa a compor um seleto grupo de instituições de vanguarda neste setor. A incubadora Silício Fluminense - Incubadora de Jogos Digitais, Empreendimentos e Economia Criativa de Engenheiro Paulo de Frontin, cujo projeto foi escrito pelo diretor do campus Eng. Paulo de Frontin, Rodney Albuquerque, e pelo professor André Brazil, prevê recursos de mais de R$ 220 mil para serem investidos em serviços de pessoa jurídica, em material permanente e equipamentos nacionais e importados. Segundo Albuquerque, a Reitoria do IFRJ teve um papel importante para a conquista da incubadora ao dar a chancela necessária para a inscrição do projeto.

 

 

 

Projeto, aprovado pela FAPERJ, será desenvolvido no campus Eng. Paulo de Frontin

 

O objetivo do Silício Fluminense será a qualificação de empresários ligados às empresas beneficiadas, associadas primariamente a estudantes do próprio campus, com foco no setor de Tecnologia da Informação, e que atuem prioritariamente na produção de Jogos Digitais e atividades relacionadas à economia criativa. O projeto vai atuar no aprimoramentos dos aspectos de gestão do negócio e no estímulo à formação e ao desenvolvimento de empresas associadas às áreas de Jogos Digitais e tecnologia da informação, com foco na economia criativa. A incubadora visa ainda à oferta de estágio aos estudantes dos cursos do IFRJ no campus Eng. Paulo de Frontin.


Segundo Rodney Albuquerque, o Silício Fluminense - Incubadora de Jogos Digitais agora também passa a integrar o ecossistema do Polo de Tecnologia da Informação de Eng. Paulo de Frontin, um conjunto de ações, geograficamente distribuídas, que operam de forma articulada e em consonância ao conceito da Hélice Tripla de Etzkowitz (Instituição de Ensino – Governo – Empresa). “Como unidade de negócios, o Polo se propõe a fomentar a prática da economia criativa e da riqueza empresarial, com produtos e serviços das empresas associadas que serão apresentados ao mercado, principalmente os da cadeia consumidora nacional e internacional de produtos tecnológicos”, explica o diretor. Segundo ele, a incubadora de jogos digitais vai acelerar o processo de indução de APL - Arranjos Produtivos Locais no setor de TI na região.


A expectativa é que o Silício Fluminense gere os seguintes resultados: ao final de seis meses, um mínimo de dez empresas incubadas na estrutura oferecida pelo IFRJ em parceria com o SEBRAE; ao final de 12 meses, que pelo menos quatro destas dez empresas apresentem um Plano de Negócios promissor e possam prosseguir num processo de incubação para o desenvolvimento de seus produtos ou serviços; ao final de 24 meses, que haja melhoria observável nas previsões de crescimento e desenvolvimento da empresa, tendo em vista os cursos que serão oferecidos para capacitação dos empresários; ao final de 36 meses, que pelo menos duas das quatro empresas selecionadas consigam se posicionar e se manter no mercado, oferecendo produtos e serviços de uma forma estável, abrindo oportunidades profissionais para mão-de-obra formada no curso de graduação em Jogos Digitais do campus.

 

Graduação em Jogos Digitais

O Silício Fluminense - Incubadora de Jogos Digitais está alinhado com a criação do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais, a primeira graduação em Jogos Digitais em toda a rede federal de ensino do país. Será uma oportunidade para que os discentes possam criar suas próprias empresas, com suporte, e para outros estudantes uma oportunidade de realizar seus estágios dentro do próprio campus.

 



Deseja maiores informações sobre esta ação do Campus Eng. Paulo de Frontin, faça contato conosco através da:

 

Coordenação de Pesquisa, Inovação e Incubadora – CoPI
Telefone: (24) 2468-1882 

E-mail: incubadora@ifrj.edu.br

 

Desenvolvido em: Drupal
Sítio melhor visualizado em Mozilla Firefox
Equipe de desenvolvimento: DGTI - CODES

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Reitoria

Rua Pereira de Almeida, 88 - Praça da Bandeira - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20260-100 Telefone: (21) 3293-6000

Entre em contato conosco