IV Olimpíada de Matemática das Instituições Federais

Os estudantes do terceiro ano do ensino médio-técnico Lucas Izidoro (Informática) e Maria Eduarda (Agropecuária) representaram o Campus Pinheiral na fase presencial da IV Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF), que aconteceu entre os dias 19 e 21 de maio, no Instituto Federal do Ceará - Campus Fortaleza.

Na segunda etapa da olimpíada, além da prova discursiva, os estudantes participaram de palestras e oficinas. “Nossos estudantes estiveram entre os 300 melhores do país", destacou o professor Leandro Raja, que acompanhou a dupla.

A OMIF é um evento de promoção e formação em matemática e também de troca cultural e vivência de experiências. “A gente escuta os mais variados sotaques e com eles vêm os mais variados saberes, ideias e práticas”, disse Raja.

“Se teve algo que eu vi em todos os estudantes durante todo o evento foram sorrisos. Vi uma felicidade genuína pelos mais diversos motivos: seja pela primeira viagem sem os pais, seja pela honra de representar seu campus, seja pela primeira viagem de avião (ou pela primeira vez que entrou num shopping a caminho de lá), seja por ganhar uma medalha ou por conhecer a praia, seja por conhecer gente nova. Acho que rolou ali um pouco da conscientização/orgulho de que os estudos podem levá-los a algum lugar, nem que seja Fortaleza”, brincou o professor.

A participação na OMIF é facultativa, diferente da OBMEP em que todos os estudantes são inscritos automaticamente. Na 4ª edição do evento, foram mais de 7000 inscritos na primeira fase e 300 participantes na segunda. Em 2023, teremos a primeira fase em Pinheiral da 5ª edição da OMIF, a segunda fase será realizada em 2024 no Mato Grosso.

Colaborou: Ascom - Pinheiral