Logo IFRJ

Maratona de ideias vai agitar o IFRJ

Desafio de inovação vai envolver alunos do ensino médio/técnico e da graduação 

Em agosto, o Instituto Federal do Rio de Janeiro com apoio da FAPERJ, vai realizar o Inova IFRJ, um ideathon (maratona de ideias) online e gratuito que vai buscar ideias para desafios reais do IFRJ que possam ser desenvolvidas e implementadas nos campi.

A maratona irá envolver estudantes do ensino médio/técnico e da graduação do IFRJ e tem como objetivo estimular a cultura de inovação, o pensamento criativo, o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras. 

Durante 10 horas, os participantes irão trabalhar em equipe e deverão propor ideias para desafios reais enfrentados pelo IFRJ ligados à educação, meio ambiente e relacionamento com os territórios. Todos os participantes receberão certificado e as melhores ideias criadas serão premiadas com produtos eletrônicos. 

A maratona acontecerá no dia 11 de agosto de 2023 das 8h às 19h, e as inscrições já podem ser realizadas pelo site https://desafioifrj.com.br/. As vagas são limitadas e serão selecionadas até 04 equipes de cada campus para competir. 

Como vai funcionar?

Será uma maratona exclusiva para alunos do IFRJ. As vagas são limitadas e os interessados em participar deverão se inscrever de forma individual. A organização do Inova IFRJ irá analisar os inscritos e selecionar os representantes de cada campus para competir. Serão definidas até 04 (quatro) equipes de cada campus, com cinco integrantes cada. 

As equipes receberão acesso a uma plataforma online onde deverão se reunir e terão até 10 horas para colocar a mão na massa e desenvolver as ideias. Ao longo de toda a jornada, os times contarão com o suporte de mentores. 

A operação do ideathon está sendo conduzida pela Panic Lobster, empresa especializada em gestão de desafios de inovação online, que já desenvolveu eventos como esse para a Nasa, Grupo Boticário, iFood, Gerdau, Institutos Federais, entre outros. 

As inscrições são gratuitas e já estão abertas para participantes e mentores pelo site https://desafioifrj.com.br/. A maratona acontece no dia 11 de agosto. Clique aqui para conferir o regulamento. 
 

Cronograma do Inova IFRJ

26/06/23 a 23/07/23 → Inscrição de alunos e mentores

01/08/23 a 03/08/23 → Seleção dos alunos por cada campus

04/08/23 → Divulgação dos selecionados e equipes

10/08/23 → Live de preparação com as equipes

11/08/23 → Ideathon: Maratona de ideias

17/08/23 → Live com resultado das ideias vencedoras

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS