Multievento celebra a ciência e a educação

A Quinta da boa Vista foi palco, no dia 16 de julho, de um evento que celebrou ao mesmo tempo o Dia Nacional da Ciência, o Dia Nacional do Pesquisador, os 75 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e os 205 anos do Museu Nacional.

O público presente pode acompanhar e participar de uma extensa programação, que contou com a presença do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Graças à articulação do professor Marco Pacheco, do Campus Volta Redonda, os campi Pinheiral e Volta Redonda levaram cinco atividades: Trilha da Ciência, Equipe Jaguar, IF Maker - Oficina Criativa Sul Fluminense, Ciência pra Gente e Praça dos Telescópios.

foto de uma mulher recebendo uma descarga elétrica nos cabelos em experimento científico

A Trilha da Ciência, coordenada por Pacheco, levou experimentos interativos ao evento, nos quais crianças e adultos puderam aprender um pouco mais sobre física. As bicicletas geradoras de energia elétrica incentivaram o público a se exercitar para poder ouvir música no rádio.

garoto olha o céu através de uma folha

Além da participação marcante do IFRJ no evento, o professor Pacheco chamou a atenção para o grande interesse do público, evidenciado pelas longas filas e pelos sorrisos, o que, de acordo com sua avaliação, demonstra o excelente trabalho realizado pelos campi da região sul fluminense. "Essa participação também estreitou os laços acadêmicos entre os campi de Volta Redonda e Pinheiral. Os equipamentos foram transportados em um caminhão do campus Pinheiral, enquanto 13 estudantes dos campi Volta Redonda e Pinheiral viajaram em uma van disponibilizada pelo campus de Volta Redonda. Os motoristas Marcus e Jervando, do campus Volta Redonda, merecem nossos parabéns pelo transporte seguro dos equipamentos e das pessoas, bem como todo o suporte fornecido antes, durante e após o evento".

Outro destaque comentado pelo docente foram os estudantes, “Mesmo cansados, não pararam um só minuto e recepcionaram os visitantes sempre com imenso entusiasmo”.  Pacheco agradece aos alunos: Marcos Gomes; Gabriel Cortes, Ana Julia Maquione, Jean Balbino de Araújo, Pedro de Souza, Nayara Costa, Nathalia Silva, Gabriella Barbosa, Isabela Martins, Sarah Santos Silva, MIllene Oliveira da Silva, Hellen Silveira da Silva e Lia de Freitas.

A Reitoria colaborou com ajuda de custo para os estudantes e a ASCOM forneceu material promocional para divulgação do IFRJ.

O Campus Mesquita também marcou presença no evento com o Espaço Ciência Interativa.