Formando alunos mais independentes e responsáveis
O acompanhamento do rendimento escolar dos alunos do campus Paracambi foi intensificado no primeiro semestre de 2017. A orientadora educacional da unidade, Rosi Marina Rezende, realizou palestras para os estudantes, do primeiro e segundo período, sobre gerenciamento de estudo. Os eventos aconteceram nos dias 07 e 10 de julho.
As turmas foram divididas em dois turnos, manhã e tarde, e receberam dicas sobre estratégias de estudo; organização do tempo; padrão de alimentação; prática de exercício físico e indicações sobre melhor aproveitamento nas provas. Além de instruções mais básicas e já conhecidas pelos alunos, como evitar atrasos e o uso de celulares em sala.
Durante a palestra, a orientadora educacional fez reflexões sobre o gerenciamento de estudo: “Às vezes o aluno associa a qualidade com a quantidade de tempo que ele fica no campus. Mas, se ele não souber gerenciar suas atividades, se organizar e participar das oportunidades que são oferecidas pelo instituto, pode não absorver nada”.
As orientações foram direcionadas aos alunos dos períodos iniciais porque são os que apresentam maior índice de retenção e evasão. Segundo dados expostos na palestra, é uma prática constante dos estudantes priorizar algumas disciplinas e abandonar outras. “Muitos alunos fracassam em disciplinas que não deram atenção suficiente. Eles precisam adquirir uma maturidade para valorizar todas as disciplinas e todo conhecimento”, completou Rosi.
Ainda segundo a orientadora, a equipe do campus espera que o trabalho realizado nos primeiros períodos sirva como base e forme alunos mais independentes e responsáveis com o próprio aproveitamento acadêmico. Para ela, a escola é uma construção coletiva e fazer esse acompanhamento diário dos alunos complementa o trabalho feito pelos professores em sala de aula.
Aliado às orientações, está o “Projeto de Nivelamento” desenvolvido pela Direção de Educação. O projeto começou no primeiro semestre de 2017 e consiste em aulas de reforço de matemática para o primeiro e segundo período do Ensino Médio. As aulas são ministradas por alunos da Licenciatura em Matemática. Devido ao sucesso da proposta, a previsão é que as aulas sejam estendidas para as disciplinas de Física, Química e Português.