Novos Campi

Intercâmbio/Échange

CST em Gestão Ambiental

Apresentação do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental tem como objetivo formar tecnólogos capacitados a avaliar impactos ambientais decorrentes das atividades humanas e planejar, desenvolver e gerenciar atividades de proteção e controle ambiental. O profissional formado terá conhecimento de técnicas de coleta, análise, tratamento e gerenciamento de recursos e resíduos e de legislação e normas ambientais. Estará preparado para promover a educação ambiental e desenvolver projetos que visem a reduzir os impactos ambientais, de modo a contribuir para o desenvolvimento sustentável: eficiência sócioeconômica associada à sustentabilidade ambiental. Ao concluir o curso, o egresso estará habilitado para trabalhar em empresas do setor produtivo, em órgãos públicos e em empresas de consultoria e de prestação de serviços que atuem nas áreas de tratamento de efluentes, de gerenciamento de resíduos, na implantação de sistemas de gestão ambiental, em laboratórios de análises ambientais, em trabalhos de pesquisa e em atividades junto a ONG's. Ecologia e poluição, química ambiental, gestão, controle e tratamento de resíduos e efluentes, geoprocessamento, saúde e segurança, gestão ambiental, ecologia industrial e economia ambiental, são alguns dos temas que norteiam as disciplinas em cada período do Curso.

Dados Gerais do Curso

• Nome do curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
  • Ato autorizativo: Resolução do Conselho Diretor do IFRJ nº 18, 18/09/2008.
  • Eixo tecnológico do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia: Ambiente e Saúde
  • Forma de oferta: presencial
  • Periodicidade letiva: semestral
  • Duração do curso: 6 períodos
  • Carga horária: 2.187 horas
  • Diploma: Tecnólogo em Gestão Ambiental
  • Oferta anual de vagas: 60 vagas (30 vagas por semestre)
  • Turno de aulas: tarde (1º semestre) e noite (2º semestre)
  • Campus: Rio de Janeiro
  • Critérios de seleção dos alunos: vagas ofertadas pelo ENEM (Sistema de Seleção Unificada do MEC). Possibilidade de aproveitamento por transferência externa ou reingresso regulamentados por edital.
  • Pré-requisitos para ingresso: Ensino Médio completo

Coordenação:
 Simone Lorena Quitério de Souza
E-mail: simone.quiterio@ifrj.edu.br

Fluxograma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental

Programas de Disciplinas do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental

Perfil da Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental

Corpo Docente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental

Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental

Portaria de Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental

Acesse aqui os Regulamentos relativos ao Ensino de Graduação no IFRJ.