Logo IFRJ

IFRJ oferecerá três novos cursos técnicos subsequentes

O Conselho Superior (ConSup) do IFRJ aprovou a oferta de três novos cursos ​de Educação Profissional Técnica, concomitante/subsequente ao Ensino Médio, no dia 30 de agosto. Ou seja, cursos técnicos para quem tenha concluído ou esteja cursando o Ensino Médio.

Os cursos de Técnico em Artesanato e Técnico em Produção de Moda serão ofertados no campus Belford Roxo; já o curso de Técnico em Paisagismo será ofertado no campus Pinheiral. É a primeira vez que a instituição oferece os cursos, todos elaborados com propostas inovadoras.

O curso Técnico em Artesanato terá duração de dois períodos (um ano). O profissional Artesão com formação técnica seleciona técnicas de tratamento; prepara e transforma matérias primas para artesanato; cria e produz trabalhos artesanais de peças artesanais decorativas ou utilitárias empregando materiais diversos e recursos naturais, valorizando o traço e a diversidade cultural da região; comercializa produtos artesanais no atacado e no varejo, inclusive para exportação; gerencia empreendimentos de artesanato, inclusive na perspectiva do associativismo e do cooperativismo. O profissional egresso do IFRJ estará preparado para desenvolver artesanato de alto padrão, sobretudo com o emprego de recursos naturais, tecidos e couros.
O mercado de trabalho compreende atuação na produção de artesanato; na organização de feiras e exposições de artesanatos; no comércio varejista ou atacadista de artesanato; na monitoria em museus; galerias e centros de cultura, entre diversas outras atividades compatíveis com a formação.

O curso Técnico em Produção de Moda terá duração de dois períodos (um ano). O profissional Produtor de Moda com formação técnica atua na coordenação e montagem de ambientes para a divulgação de moda; na produção de catálogos, desfiles, vídeos, fotografias, blogs e afins; na pesquisa de tendências de mercado e de lançamento de estilos e composição visual; na composição de looks para apresentação pública de estilo, produção publicitária, vitrines, exposições e desfiles.

O mercado de trabalho compreende comércio varejista ou atacadista de vestuário, calçados e acessórios; escritórios de criação de moda; agências de comunicação; produtoras de eventos; consultoria e assessoria em moda estilo.

O curso Técnico em Paisagismo terá duração de três períodos (um ano e meio). O profissional Paisagista com formação técnica elabora e executa projetos de paisagismo; organiza espaços paisagísticos; supervisiona a manutenção de espaços e serviços de paisagismo; gerencia empreendimentos paisagísticos; produz plantas ornamentais e desenvolve atividades afins que exijam sólida formação técnica. 
O mercado de trabalho compreende escritórios de design; escritórios de projetos de arquitetura e paisagismo; empresas de jardinagem; empresas de produção e comércio de plantas ornamentais; construtoras; órgãos públicos e demais espaços compatíveis com a formação técnica, inclusive como profissional autônomo.

A primeira seleção dos candidatos será realizada por meio de sorteio público, com reserva de vagas raciais e para pessoas com deficiência. As informações sobre turno de oferta, número de vagas, demais características dos cursos e processos seletivos serão divulgadas no Edital, a ser publicado em breve. As primeiras turmas iniciarão as aulas ainda em 2017.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS