Intercâmbio/Échange

Bacharelado em Ciências Biológicas

Apresentação do Curso

O Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas possui ênfase em Biotecnologia e está voltado para a formação de profissionais para atender a demandas crescentes no mercado de trabalho, tais como: a Biotecnologia Animal e Humana (Saúde); Biotecnologia Vegetal (Agropecuária e Agronegócios); Biotecnologia Ambiental (Controle e Preservação do Meio Ambiente) e os Processos Industriais Biotecnológicos.
Essas áreas têm como objetivo o conhecimento dos seres vivos e seus constituintes para gerar produtos de interesse socioeconômico, voltados para a melhoria da qualidade de vida da população, como por exemplo: o uso das células-tronco com aplicações terapêuticas, as práticas de congelamento de sangue de cordão-umbilical, o monitoramento ambiental pelas técnicas da biologia molecular, os alimentos transgênicos e outros, inseridos na capacitação prática do Biólogo.
O curso associa uma formação sólida nas disciplinas de base científicas, constituídas pelo tripé biologia-física-química, ao treinamento intensivo e prático, em laboratórios de Biotecnologia; Biologia; Bioquímica; Microscopia; Química e em planta-piloto de Tratamento de Efluentes.
O Biólogo assim formado poderá trabalhar em instituições públicas e privadas que atuam no campo da Biologia, com ênfase na Biotecnologia: laboratórios de análises e diagnósticos; laboratórios de controle de qualidade; hospitais; centros de pesquisa científica e tecnológica; no parque industrial e em universidades.

Dados Gerais do Curso

• Nome do Curso: Bacharelado em Ciências Biológicas
  • Ato autorizativo: Resolução do Conselho Diretor do IFRJ nº 19, 18/09/2008.
  • Área de conhecimento a que pertence: Ciências Biológicas
  • Forma de oferta: presencial
  • Periodicidade letiva: semestral
  • Duração do curso: 8 períodos
  • Carga horária: 4.121 horas
  • Diploma: Bacharel em Ciências Biológicas
  • Oferta anual de vagas: 60 vagas (30 vagas por semestre)
  • Turno de aulas: tarde
  • Campus de funcionamento: Rio de Janeiro
  • Critérios de seleção dos alunos: vagas ofertadas pelo ENEM (Sistema de Seleção Unificada do MEC). Possibilidade de aproveitamento por transferência externa ou reingresso regulamentados por edital.
  • Pré-requisitos para ingresso: Ensino Médio completo

Coordenação: Ana Paula Salerno
E-mail: cienciasbiologicas.cmar@ifrj.edu.br

Fluxograma do Curso de Ciências Biológicas

Programa de Disciplinas do Curso de Ciências Biológicas

Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas

Perfil do Coordenador do Curso de Ciências Biológicas

Corpo Docente do Curso de Ciências Biológicas

Portaria de Reconhecimento do Curso de Ciências Biológicas

Regulamento de Estágio do Curso de  Ciências Biológicas

Acesse aqui os Regulamentos relativos ao Ensino de Graduação no IFRJ.

Conheça o PROGRAMA DE BOLSA PERMANÊNCIA!