O ENSINO DE GRADUAÇÃO NO IFRJ

2003: Início dos cursos de graduação no IFRJ, com ingresso das primeiras turmas do Curso Superior de Tecnologia em PROCESSOS QUÍMICOS (Maracanã) e do Curso Superior de Tecnologia em PRODUÇÃO CULTURAL (Nilópolis). Neste período o setor responsável pela graduação era denominado Diretoria de Graduação (DIGRAD) e tinha como dirigente a Profª Maura Ventura Chinelli.

2004: Início dos cursos de Licenciatura em FÍSICA (Nilópolis) e Licenciatura em QUÍMICA (Nilópolis).

2006: Início do Curso Superior de Tecnologia em GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL (Nilópolis).

2008: Início do Curso de Bacharelado em Farmácia (Realengo). Ao final do ano ocorreu a transformação do CETETQ em IFRJ.

2009: Ano marcado pelo início da nova institucionalidade e pela maior expansão da história do Ensino de Graduação do IFRJ, com início de 07 novos cursos: Bacharelado em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS / BIOTECNOLOGIA (Maracanã), Curso Superior de Tecnologia em GESTÃO AMBIENTAL (Maracanã), Bacharelado em FISIOTERAPIA (Realengo), Bacharelado em TERAPIA OCUPACIONAL (Realengo), Licenciatura em FÍSICA (Volta Redonda), Licenciatura em MATEMÁTICA (Volta Redonda) e Licenciatura em QUÍMICA (Duque de Caxias). Neste ano o setor para a ser uma Pró-Reitoria, denominada Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), sendo dirigida pela Profª Mônica Romitelli de Queiroz. No mesmo ano foi constituído o Conselho de Ensino de Graduação (CAEG).

2010: Adesão ao Sistemade Seleção Unificado, do MEC, para ingresso nos cursos de graduação.

2011: Início do Curso de Licenciatura em MATEMÁTICA (Paracambi) e Bacharelado em QUÍMICA (Nilópolis). No período foi elaborado a Flexibilização Curricular dos Cursos de Licenciatura, documento de construção coletiva que resultou na reestruturação e atualização de todos os cursos de licenciatura ofertados na instituição.

2012: Ano marcante para o Ensino de Graduação do IFRJ, quando oito cursos foram avaliados pelo INEP e reconhecidos pelo MEC, com destaque para o curso de Licenciatura em Física (Volta Redonda) que obteve conceito máximo (5). No mesmo ano iniciou atividades o curso de Bacharelado em PRODUÇÃO CULTURAL (Nilópolis) e foi criado o Grupo de Discussão Sobre Ensino de Engenharia (GDEE), visando a elaboração de diretrizes institucionais para a criação de cursos de Engenharia, de diferentes áreas, na instituição. Aprovação do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET SAÚDE / PROSAÚDE) pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação, implantado no campus Realengo. Realização do II Encontro PIBID/IFRJ e do II Encontro PET Conexões de Saberes.

2013: Protocolo do Processo de Criação do Curso Superior de Tecnologia em JOGOS DIGITAIS (Paulo de Frontin) e inauguração da CLÍNICA ESCOLA (Realengo). Aprovação do novo projeto institucional submetido ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) pela CAPES. Realização do III Encontro PIBID/IFRJ e do III Encontro PET Conexões de Saberes. Co-realização do IV IFRJ em Debate - Ações Afirmativas no IFRJ: o sistema de cotas. Oferta da I Oficina de Criação de Cursos de Graduação no IFRJ. Ano de Celebração dos 10 anos do Ensino de Graduação do IFRJ.

2014: Visita In Loco dos Processos de Reconhecimento do Curos de Bacharelado em QUÍMICA (Nilópolis) e do Curso de Licenciatura em MATEMÁTICA (Paracambi). Inicio das atividades do Curso Superior de Tecnologia em JOGOS DIGITAIS (Paulo de Frontin).

2015: EM BREVE

2016: EM BREVE