Apresentação

Intercâmbio/Échange

Física - campus Volta Redonda

Apresentação

O curso de Física, Licenciatura, objetiva a formação do Professor de Física para o Ensino Médio e Educação Profissional, possibilitando-lhes contribuir para um ensino de Física crítico e reflexivo, que tanto dê conta da melhoria na aquisição de conhecimento científico por parte de nossos alunos, como também os ajude a adquirir uma visão crítica da natureza da Ciência e de suas relações com a sociedade, mobilizando as competências docentes apresentadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Física. Espera-se, ainda formar docentes qualificados para inserir em suas aulas as orientações e recomendações já consolidadas pela Pesquisa em Ensino de Física, assim como para mobilizar as competências docentes necessárias para trabalhar com os alunos as orientações sugeridas nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Física para o Ensino Médio.

Para além das atividades de ensino, o Licenciado estará qualificado para o planejamento e gestão educacional, desenvolvimento ou aperfeiçoamento de materiais didáticos e recursos tecnológicos para o ensino, atuação em atividades educacionais não escolares e pesquisa. Com a devida formação continuada, poderá atuar em outros contextos onde se faça necessária a presença do Físico, como no segmento industrial, nuclear e médico.

O concluinte poderá prosseguir seus estudos em cursos de pós-graduação lato sensu e/ou stricto sensu, como o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, oferecido pelo IFRJ no campus Nilópolis.

Dados Gerais do Curso

• Nome do Curso: Licenciatura em Física
  • Ato autorizativo: Resolução do Conselho Diretor do IFRJ nº 15, 11/07/2008.
  • Área de conhecimento a que pertence: Ciências Exatas e da Terra: Física / Ensino / Ensino de Ciências e Matemática
  • Forma de oferta: presencial
  • Periodicidade letiva: semestral
  • Duração do curso: 8 períodos
  • Carga horária: 3.146 horas
  • Diploma: Licenciado em Física
  • Oferta anual de vagas: 60 (30 por semestre letivo)
  • Turno de funcionamento: vespertino/noturno
  • Campus: Volta Redonda
  • Critérios de seleção dos alunos: vagas ofertadas pelo ENEM (Sistema de Seleção Unificada do MEC). Possibilidade de aproveitamento por transferência externa ou reingresso regulamentados por edital.
  • Pré-requisitos para ingresso no curso: Ensino Médio completo.

Coordenação: Marco Aurélio do Espírito Santo
E-mail: marco.santo@ifrj.edu.br

Acesse aqui os Regulamentos relativos ao Ensino de Graduação no IFRJ.