Apresentação

Intercâmbio/Échange

Matemática - Volta Redonda

Apresentação

O curso de Matemática, Licenciatura, objetiva a formação do Professor de Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional; possibilitando ao graduando a aquisição de amplo domínio teórico, experimental e pedagógico da Matemática, além do desenvolvimento de postura investigativa, ética, crítica e capaz de produzir e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos.

Para além das atividades de ensino, o graduado estará qualificado para o planejamento e gestão educacional, desenvolvimento ou aperfeiçoamento de materiais didáticos e recursos tecnológicos para o ensino, atuação em atividades educacionais não escolares e pesquisa. Também, com a devida formação continuada poderá atuar em outros contextos onde se faça necessário este profissional, como no segmento securitário, previdenciário, financeiro, de pesquisa de mercado e industrial
O concluinte poderá prosseguir seus estudos em cursos de pós-graduação lato sensu e/ou stricto sensu, como o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, oferecido pelo IFRJ no campus Nilópolis.

Dados Gerais do Curso

• Nome do Curso: Licenciatura em Matemática
  • Ato autorizativo: Resolução do Conselho Diretor do IFRJ nº 16, 11/07/2008
  • Área de conhecimento a que pertence: Ciências Exatas e Naturais: Matemática / Ensino: Ensino de Ciências e Matemática
  • Forma de oferta: presencial
  • Periodicidade letiva: semestral
  • Duração do curso: 8 períodos
  • Carga horária: 3.173 horas
  • Diploma: Licenciado em Matemática
  • Oferta anual de vagas: 60 (30 por semestre letivo)
  • Turno de funcionamento: vespertino/noturno
  • Campus: Volta Redonda
  • Critérios de seleção dos alunos: vagas ofertadas pelo ENEM (Sistema de Seleção Unificada do MEC). Possibilidade de aproveitamento por transferência externa ou reingresso regulamentados por edital.
  • Pré-requisitos para ingresso no curso: Ensino Médio completo.

Coordenação: José Ricardo Ferreira de Almeida
E-mail: matematica.cvr@ifrj.edu.br

Acesse aqui os Regulamentos relativos ao Ensino de Graduação no IFRJ.