Logo IFRJ

Ensino de Ciências com ênfase em Biologia e Química - Campus Rio de Janeiro (Presencial)

Ensino de Ciências com ênfase em Biologia e Química
Informações Gerais: 

O curso de Especialização em Ensino de Ciências com ênfase em Biologia e Química possui enfoque teórico e prático por meio de metodologias diversificadas e ativas envolvendo ferramentas e metodologias da pesquisa em ensino de ciências, tópicos especiais em química e em biologia, comunicação em ciências, reflexões e atividades voltadas para laboratório, experimentos e recursos didáticos de química e de biologia, história e filosofia das ciências, dentre outros. Tem-se como objetivo propiciar reflexões de forma que o aluno-professor perceba sua autonomia e seu papel como agente ativo, construtor de saberes escolares, em processos de ensino-aprendizagem das ciências.

A natureza científica dos cursos e a vocação da instituição na tríade Ensino, Pesquisa e Extensão motiva a atuação na Educação Científica, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e multiplicando as experiências dos professores da área das Ciências (Biologia, Física e Química) com a sociedade, juntamente com a parceria de outras instituições como Espaço Ciência Interativa (ECI), Espaço Ciência Viva (ECV); Fundação CECIERJ .

Ressalta-se que o Curso vem agregando professores para atuar no ensino de ciências, priorizando a educação e divulgação da ciência, afinados com o propósito de desenvolver projetos de pesquisa junto aos alunos do Programa, produzindo materiais pedagógicos, refletindo sobre as diversas metodologias de ensino com o enfoque experimental enfatizado alinhado à política educacional atual no Brasil. Tornar consistente e orgânica a atuação de nossa instituição neste campo é o propósito do corpo docente. 
 

Público-alvo: Licenciados em Biologia, em Química ou em Ciências e demais profissionais graduados nestas áreas ou em áreas correlatas desde que atuem, comprovadamente, no Ensino de Ciências, em espaços formais e/ou não-formais de educação .

Coordenação: Profª. Drª Rosângela Aquino da Rosa Damasceno 

Vice-coordenação: Profª. Drª Cláudia Ferreira da Silva Lirio

E-mail: ecbq@ifrj.edu.br

Secretária(o) da pós-graduação: Vitor Pimenta de Faria

E-mail da secretaria: spg.cmar@ifrj.edu.br

Local: Campus Rio de Janeiro - Rua Senador Furtado, 121 a 125, Maracanã  -  Rio de Janeiro - RJ

Telefone da Secretaria de Pós-graduação: 2566-7733

Horários e dias do curso: terças-feiras e quintas-feiras entre 18h30min e 22h e nos sábados entre 8h e 12h

Carga Horária do Curso: 390 horas

Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):

Resolução 40/2014 - Aprovar revisão do Projeto Pedagógico e Matriz do curso de especialização em ensino de ciências com ênfase em biologia e química

 

Processo Seletivo: 

O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRJ. 

Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu

 

Linhas de Projetos: 

 

Linha de Pesquisa 1: ESTUDO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Essa linha de pesquisa investiga as práticas pedagógicas sob o viés da formação inicial e continuada de professores, da produção de material didático, de diferentes estratégias didáticas e das tecnologias da informação e comunicação.

 

 

 

Projetos de pesquisa associados:

 

 

Projeto A - Formação de Professores

Discute as relações entre teoria e prática na formação de professores, tanto na perspectiva inicial quanto na continuada. Questiona os saberes dos professores relacionados com sua profissão e situação social.

Docentes envolvidos: 
Alessandra Ciambarella
Cristiane Pereira Ferreira
Marta Ferreira Abdala Mendes
Rosângela Aquino da Rosa
Tânia Goldbach

Projeto B –  Análise e Produção de material didático

Investiga através da análise do conteúdo diferentes materiais didáticos (LD, apostilas, cartilhas, revistas de divulgação científica entre outros). Além disso, desenvolve materiais educativos (jogos, modelos, RPG, textos) para aplicação e avaliação no ensino de ciências.

Docentes envolvidos:
Cláudia Ferreira da Silva Lírio
Cristiane Pereira Ferreira
Rosângela Aquino da Rosa
Roseantony Rodrigues Bouhid
Tânia Goldbach
Elaine Cristina Pereira Costa 

Projeto C – Práticas Pedagógicas e Estratégias Didáticas no Ensino de Ciências

Discussão sobre os saberes dos professores na interseção com ensino de ciências nas dimensões do saber fazer, do saber ser e do saber refletir.

Docentes envolvidos:
Cláudia Ferreira da Silva Lirio
Cristiane Pereira Ferreira
Elaine Cristina Pereira Costa
Marta Ferreira Abdala Mendes
Moisés André Nisenbaum
Rosângela Aquino da Rosa
Roseantony Rodrigues Bouhid
Tânia Goldbach

Projeto D - Tecnologias da Informação e Comunicação e Ensino de Ciências

Investiga a relação entre as tecnologias de informação e comunicação, a educação em ciências e a cultura.

Docentes envolvidos:
Moisés André Nisenbaum

 

Linha de Pesquisa 2: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ASPECTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS, POLÍTICOS E SOCIAIS.

Essa linha de pesquisa volta-se para os aspectos dos fundamentos históricos, filosóficos, políticos e sociais da educação em ciências.

 

 

Projetos de pesquisa associados:

 

 

Projeto E - Educação e Currículo

Investiga os processos de ensino aprendizagem com base na análise curricular de políticas educacionais como PCN, DCN, PNLD e em projetos escolares específicos.

Docentes envolvidos: 
Alessandra Ciambarella Paulon
Tânia Goldbach

Projeto F - Educação, Ciência e Sociedade. E Divulgação e Popularização da Ciência.

Debate aspectos contemporâneos do campo da divulgação científica do ensino não-formal (museus, feiras de ciências, mostras cientificas) e sua relação com a escola.

Docentes envolvidos:
Cláudia Ferreira da Silva Lírio
Cristiane Pereira Ferreira
Jessica Norberto Rocha
Marta Ferreira Abdala Mendes
Rosângela Aquino da Rosa
Roseantony Rodrigues Bouhid
Tânia Goldbach
Vera Cascon

Projeto G - História e Filosofia das Ciências.

 Problematiza aspectos ontológicos e epistemológicos da ciência: a natureza e o discurso da ciência; o conceito de paradigmas e revolução científica e a contribuição da história das ciências para o ensino de ciências.

Docentes envolvidos: 
Marta Ferreira Abdala Mendes

 

Disciplinas: 

1º Semestre

 Disciplina

 Créditos

Tópicos Especiais de Química

 Obrigatória

2

Tópicos Especiais de Biologia

 Obrigatória

2

Informática no Ensino de Ciências

 Obrigatória

1

Tópicos Especiais em Ensino de Ciências I

 Obrigatória

1

Projetos, Currículos e Pesquisa em Ensino de Ciências I

Obrigatória

1

Experimentos e Recursos Didáticos em Biologia I

Obrigatória

2

Experimentos e Recursos Didáticos em Química I

Obrigatória

2

 

Metodologia da Pesquisa

Obrigatória 1

Seminário de Projeto I

Obrigatória 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2º Semestre

 Disciplina

 Créditos

Oficinas de Recursos Pedagógicos 

 Obrigatória

1

Experimentos e Recursos Didáticos em Biologia II

 Obrigatória

2

Experimentos e Recursos Didáticos em Química II

 Obrigatória

2

História e Filosofia das Ciências

 Obrigatória

2

Divulgação e Comunicação em Ciência

Obrigatória

1

Tópicos Especiais em Ensino de Ciências II

Obrigatória

2

Seminários

Obrigatória

1

Projetos, Currículos e Pesquisa em Ensino de Ciências II

Obrigatória 1

Seminário de Projeto II

Obrigatória 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Corpo Docente: 

 

1. Alessandra Ciambarella Paulon

Doutorado em História Social (UFRJ)
Linha de Atuação: 1A, 2E
Contato:  alessandra.paulon@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5269007156682902
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

2. Cláudia Ferreira da Silva Lírio

Doutorado em Engenharia Química (UFRJ)
Linha de Atuação: 1B, 1C, 2F
Contato:  claudia.silva@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6973348667094383
Google Acadêmico: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=wB_JDEEAAAAJ
OrcID: https://orcid.org/0000-0002-4588-2305
ResearchID:

 

3. Cristiane Pereira Ferreira

Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ)
Linha de Atuação: 1A, 1B, 1C, 2F
Contato:  cristiane.ferreira@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6409366267803846
Google Acadêmico: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=AXc6PmEAAAAJ
OrcID: https://orcid.org/0000-0003-2582-7090
ResearchID:

 

 

4. Elaine Cristina Pereira Costa

Elaine Cristina Pereira Costa
Linha de Atuação: 1B, 1C
Contato:  elaynneh@yahoo.com.br
Categoria: docente colaboradora
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4256376733977397
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

5. Jéssica Norberto Rocha

Doutorado em Educação (USP)
Linha de Atuação: 2F
Contato: jessicanorberto@yahoo.com.br
Categoria: docente colaboradora
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9146559931407210
Google Acadêmico: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=aDYjCjEAAAAJ
OrcID: https://orcid.org/0000-0002-9754-3874
ResearchID:

 

 

6. Marta Ferreira Abdala Mendes

Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ)
Linha de Atuação: 1A, 1C, 2F, 2G
Contato: marta.mendes@ifrj.edu.br 
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3233087920738388
Google Acadêmico:
OrcID: https://orcid.org/0000-0001-5573-4317
ResearchID:

 

7. Moisés André Nisenbaum

Doutorado em Ciência da Informação (UFRJ)
Linha de Atuação: : 1C, 1D
Contato: moises.nisenbaum@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7720722027872922
Google Acadêmico: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=j9ybV5MAAAAJ
OrcID: https://orcid.org/0000-0002-8764-4882
ResearchID:

 

 

8. Rosângela Aquino da Rosa Damasceno

Doutorado em Educação (UFF)
Linha de Atuação: : 1A,1B, 1C, 2F
Contato: rosangela.rosa@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8253403633735046
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

9. Roseantony Rodrigues Bouhid

Doutorado em Meio Ambiente (UERJ)
Linha de Atuação: : 1B, 1C, 2F
Contato: roseantony.bouhid@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5167131253336734
Google Acadêmico: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=C5E5z1EAAAAJ
OrcID: https://orcid.org/0000-0003-2149-7338
ResearchID:

 

 

10. Tânia Goldbach

Doutorado em Engenharia de Produção (UFRJ)
Linha de Atuação: : 1A, 1B, 1C, 2E,  2F
Contato: tania.goldbach@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8354627184496715
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

11. Vera Cascon

Doutorado em Química de Produtos Naturais (UFRJ)
Linha de Atuação: : 2F
Contato: vcascon@cederj.rj.gov.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9617441089992973
Google Acadêmico:
OrcID: 
ResearchID:

 

 

Trabalhos de Conclusão de Curso: 

TCCs da turma de 2019

TCC: O ENSINO SOBRE TEORIAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NUMA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA: UMA PROPOSTA DE INSERÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a):  Alexandre de Mello Marques    
Orientador(a):  Prof.ª Dra. Marta Ferreira Abdala Mendes

TCC: INVESTIGAÇÃO DOS PRINCÍPIOS FACILITADORES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA NAS QUESTÕES DE QUÍMICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO NO PERÍODO DE 2015 A 2020
Autor(a): Gecilaine Henriques de Andrade
Orientador(a): Prof.ª Dra. Cláudia Ferreira da Silva Lirio

TCC: MODELO DIDÁTICO DE UMA FLOR, ABORDAGEM PEDAGÓGICA – UMA EXPERIÊNCIA EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO
Autor(a): Thalita dos Santos Mendes
Orientador(a): Prof.ª Dra. Rosângela Aquino da Rosa Damasceno

TCC: JOGO QUEM SOU EU?” COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM – UMA EXPERIÊNCIA COM UMA TURMA DE ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE
Autor(a): Daniel da Fonseca Costa Campelo
Orientador(a): Prof.ª Dra. Rosângela Aquino da Rosa Damasceno

 

TCCs da turma de 2018

TCC: O ENSINO DO BIOMA MATA ATLÂNTICA: um estudo sobre a compreensão da abordagem de professores de Ciências de escolas estaduais de Cordeiro/ RJ
Autor(a):  Rayssa Felix Garcia Mello    
Orientador(a): Prof.ª Dra. Marta Ferreira Abdala Mendes

TCC: Estudo da abordagem dos conceitos em Saúde Pública nos livros didáticos do Ensino Médio do estado do Rio de Janeiro em 2018
Autor(a): Eric Vinaud de Melo de Farias
Orientador(a):  Prof.ª Dra. Elaine Cristina Pereira Costa 

TCC: Formação dos Mediadores para a Promoção da Inclusão e Acessibilidade de Pessoas com Deficiência e Síndrome de Down: Um Estudo em Três Museus e Centros de Ciência do Rio de Janeiro
Autor(a):  Thais Marques Junger  
Orientador(a):  Prof.ª Dra. Jessica Norberto Rocha

TCC: A visita ao AquaRio a partir do olhar de grupos de adolescentes
Autor(a):  Priscila Campos dos Santos Coelho  
Orientador(a):  Profa. Dra. Jessica Norberto Rocha

TCC: O ensino de Zoologia e seus pressupostos formativos: uma análise em livros didáticos (PNLD 2018) 
Autor(a): Hugo José Coelho Corrêa de Azevedo     
Orientador(a): Prof.ª Dra. Cristiane Pereira Ferreira

TCC: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA EVITAR A ESTIGMATIZAÇÃO ANIMAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor(a): Raquel Freitas Bentes 
Orientador(a): Prof.ª Dra. Cristiane Pereira Ferreira

TCC: A abordagem do tema água no ensino de ciências no curso de aperfeiçoamento profissional em Restauração Ecossistêmica do Instituto Terra
Autor(a): Diogo Fernandes Rosas 
Orientador(a): Prof. Dr. Marcus Vinícius da Silva Pereira

TCC: A CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO APRENDIZADO SOBRE OS MANGUEZAIS VOLTADO AOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA JOSÉ LINS DO REGO
Autor(a):  Kaio Cesar de Azevedo Peres     
Orientador(a): Prof. Dr. Moisés André Nisenbaum

TCC: BIOLOGIA ÉPICA: o RPG como recurso para o Ensino de Ciências – uma oficina experimental com professores do ensino médio
Autor(a): Iuri Martins Nepomuceno   
Orientador(a): Prof.ª Dra. Rosângela Aquino da Rosa Damasceno

TCC: Abordagem Interdisciplinar de Química Ambiental
Autor(a): Bruno dos Santos Peixoto  
Orientador(a): Prof.ª Dra. Vera Cascon

TCC: Jogos didáticos e o ensino de Biologia Celular: quais as potencialidades?
Autor(a):  Danielle Lanuzza de Lima e Silva
Orientador(a): Pereira Costa 

TCC: EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO FORMAL: MÚSICA E POESIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Autor(a): Marcelle Andrieta Damasceno 
Orientador(a): Prof.ª Dra. Roseantony Rodrigues Bouhid

                           

TCCs da turma de 2017

TCC: Metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem do tema sistema endócrino
Autor(a): Aline de Sousa dos Santos    
Orientador(a): Prof. Dr. Marcus Vinícius da Silva Pereira 

TCC: Gravidez na adolescência: uma análise dos livros didáticos do segundo ano do ensino médio, indicados no PNLD de 2018
Autor(a): Luana Lima Borges      
Orientador(a): Prof.ª Dra. Rosângela Aquino da Rosa Damasceno

TCC: Recursos didáticos no ensino de ciências: das ementas à realidade dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Autor(a): Priscila Sousa Damasceno Miranda
Orientador(a): Prof.ª Dra. Rosângela Aquino da Rosa Damasceno

TCC: Análise do potencial de uma sequência didática investigativa em desenvolver habilidades cientificas à luz da teoria da aprendizagem significativa
Autor(a): Érica Sá Pereira Lopes Pinto
Orientador(a): Prof.ª Dra. Cristiane Pereira Ferreira

TCC: Modelos de interação entre ciência e religião aplicados a evolução: uma perspectiva de alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental
Autor(a): Joyce Santos de Carvalho Nunes da Cunha Rodrigues 
Orientador(a): Prof.ª Dra. Roseantony Rodrigues Bouhid 

TCC: Uma proposta didática de sarau com temática científica: aliando ciência e arte no Ensino de Ciências
Autor(a):  Giseli Martins       
Orientador(a): Prof.ª Dra. Marta Ferreira Abdala Mendes 

TCC: Análise da Percepção dos jovens sobre a relação entre o exame preventivo, a vacina contra o HPV e o uso de preservativo
Autor(a): Kássia de Castro Cordeiro
Orientador(a):  Prof.ª Dra. Cristiane Pereira Ferreira

TCC: FEIRA DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO: UMA PERSPECTIVA DOS DOCENTES
Autor(a): Camila Evangellista dos Santos Costa
Orientador(a):  Prof.ª Dra. Vera Cascon 

TCC: ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO: Estudo de caso de uma Instituição de Ensino Superior do Rio de Janeiro
Autor(a):  Camila Santiago Camargo 
Orientador(a): Prof. Dra. Alessandra Ciambarella Paulon 

TCC: História infantil e divulgação científica:uma experiência de conscientização sobre o processo inovador de controle das arboviroses utilizando o "Método Wolbachia"
Autor(a):  Fernanda Cristina Fiore Lessa
Orientador(a): Prof.ª Dra. Tânia Goldbach

TCC: CONTRIBUIÇÃO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS POR ESTUDANTES PARA O APRENDIZADO DA GENÉTICA 
Autor(a): Robson Batista de Oliveira
Orientador(a): Prof. Dr. Marcus Vinícius da Silva Pereira

TCC: PROTAGONISMO JUVENIL, EDUCAÇÃO E O RAP: CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS
Autor(a):  Herika de Souza Pinho
Orientador(a): Prof.ª Dra. Roseantony Rodrigues Bouhid

TCC: Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular: como ocorre a inserção do tema no Ensino Fundamental
Autor(a): Solange Domingos da Silva de Assis
Orientador(a): Prof.ª Dra. Roseantony Rodrigues Bouhid 

TCC: A Importância da Experimentação no Ensino de Ciências: Os Laboratórios Virtuais como um recurso alternativo
Autor(a): Glaucio Jorge Pereira Faial   
Orientador(a): Prof. Dr. Moisés André Nisenbaum

 

Calendário: 

Link para acesso aos calendários da pós-graduação: https://portal.ifrj.edu.br/academico/calendarioposgraduacao

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS