O curso de Especialização em Ensino de Ciências com ênfase em Biologia e Química possui enfoque teórico e prático por meio de metodologias diversificadas e ativas envolvendo ferramentas e metodologias da pesquisa em ensino de ciências, tópicos especiais em química e em biologia, comunicação em ciências, reflexões e atividades voltadas para laboratório, experimentos e recursos didáticos de química e de biologia, história e filosofia das ciências, dentre outros. Tem-se como objetivo propiciar reflexões de forma que o aluno-professor perceba sua autonomia e seu papel como agente ativo, construtor de saberes escolares, em processos de ensino-aprendizagem das ciências.
A natureza científica dos cursos e a vocação da instituição na tríade Ensino, Pesquisa e Extensão motiva a atuação na Educação Científica, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e multiplicando as experiências dos professores da área das Ciências (Biologia, Física e Química) com a sociedade, juntamente com a parceria de outras instituições como Espaço Ciência Interativa (ECI), Espaço Ciência Viva (ECV); Fundação CECIERJ .
Ressalta-se que o Curso vem agregando professores para atuar no ensino de ciências, priorizando a educação e divulgação da ciência, afinados com o propósito de desenvolver projetos de pesquisa junto aos alunos do Programa, produzindo materiais pedagógicos, refletindo sobre as diversas metodologias de ensino com o enfoque experimental enfatizado alinhado à política educacional atual no Brasil. Tornar consistente e orgânica a atuação de nossa instituição neste campo é o propósito do corpo docente.
Público-alvo: Licenciados em Biologia, em Química ou em Ciências e demais profissionais graduados nestas áreas ou em áreas correlatas desde que atuem, comprovadamente, no Ensino de Ciências, em espaços formais e/ou não-formais de educação .
Coordenação: Profª. Drª Rosângela Aquino da Rosa Damasceno
Vice-coordenação: Profª. Drª Cláudia Ferreira da Silva Lirio
E-mail: ecbq@ifrj.edu.br
Secretária(o) da pós-graduação: Vitor Pimenta de Faria
E-mail da secretaria: spg.cmar@ifrj.edu.br
Local: Campus Rio de Janeiro - Rua Senador Furtado, 121 a 125, Maracanã - Rio de Janeiro - RJ
Telefone da Secretaria de Pós-graduação: 2566-7733
Horários e dias do curso: terças-feiras e quintas-feiras entre 18h30min e 22h e nos sábados entre 8h e 12h
Carga Horária do Curso: 390 horas
Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):
O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRJ.
Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu
Linha de Pesquisa 1: ESTUDO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS Essa linha de pesquisa investiga as práticas pedagógicas sob o viés da formação inicial e continuada de professores, da produção de material didático, de diferentes estratégias didáticas e das tecnologias da informação e comunicação.
|
|
Projetos de pesquisa associados:
|
Projeto A - Formação de Professores Discute as relações entre teoria e prática na formação de professores, tanto na perspectiva inicial quanto na continuada. Questiona os saberes dos professores relacionados com sua profissão e situação social. Docentes envolvidos: |
Projeto B – Análise e Produção de material didático Investiga através da análise do conteúdo diferentes materiais didáticos (LD, apostilas, cartilhas, revistas de divulgação científica entre outros). Além disso, desenvolve materiais educativos (jogos, modelos, RPG, textos) para aplicação e avaliação no ensino de ciências. Docentes envolvidos: |
|
Projeto C – Práticas Pedagógicas e Estratégias Didáticas no Ensino de Ciências Discussão sobre os saberes dos professores na interseção com ensino de ciências nas dimensões do saber fazer, do saber ser e do saber refletir. Docentes envolvidos: |
|
Projeto D - Tecnologias da Informação e Comunicação e Ensino de Ciências Investiga a relação entre as tecnologias de informação e comunicação, a educação em ciências e a cultura. Docentes envolvidos: |
|
Linha de Pesquisa 2: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ASPECTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS, POLÍTICOS E SOCIAIS. Essa linha de pesquisa volta-se para os aspectos dos fundamentos históricos, filosóficos, políticos e sociais da educação em ciências.
|
|
Projetos de pesquisa associados:
|
Projeto E - Educação e Currículo Investiga os processos de ensino aprendizagem com base na análise curricular de políticas educacionais como PCN, DCN, PNLD e em projetos escolares específicos. Docentes envolvidos: |
Projeto F - Educação, Ciência e Sociedade. E Divulgação e Popularização da Ciência. Debate aspectos contemporâneos do campo da divulgação científica do ensino não-formal (museus, feiras de ciências, mostras cientificas) e sua relação com a escola. Docentes envolvidos: |
|
Projeto G - História e Filosofia das Ciências. Problematiza aspectos ontológicos e epistemológicos da ciência: a natureza e o discurso da ciência; o conceito de paradigmas e revolução científica e a contribuição da história das ciências para o ensino de ciências. Docentes envolvidos: |
1º Semestre |
Disciplina |
Créditos |
Obrigatória |
2 |
|
Obrigatória |
2 |
|
Obrigatória |
1 |
|
Obrigatória |
1 |
|
Obrigatória |
1 |
|
Obrigatória |
2 |
|
Obrigatória |
2
|
|
Obrigatória | 1 | |
Obrigatória | 1 |
2º Semestre |
Disciplina |
Créditos |
Obrigatória |
1 |
|
Obrigatória |
2 |
|
Obrigatória |
2 |
|
Obrigatória |
2 |
|
Obrigatória |
1 |
|
Obrigatória |
2 |
|
Obrigatória |
1 |
|
Obrigatória | 1 | |
Obrigatória | 1 |
1. Alessandra Ciambarella Paulon Doutorado em História Social (UFRJ)
|
|
2. Cláudia Ferreira da Silva Lírio Doutorado em Engenharia Química (UFRJ)
|
|
3. Cristiane Pereira Ferreira Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ)
|
|
4. Elaine Cristina Pereira Costa Elaine Cristina Pereira Costa
|
|
5. Jéssica Norberto Rocha Doutorado em Educação (USP)
|
|
6. Marta Ferreira Abdala Mendes Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ)
|
|
7. Moisés André Nisenbaum Doutorado em Ciência da Informação (UFRJ)
|
|
8. Rosângela Aquino da Rosa Damasceno Doutorado em Educação (UFF)
|
|
9. Roseantony Rodrigues Bouhid Doutorado em Meio Ambiente (UERJ)
|
|
10. Tânia Goldbach Doutorado em Engenharia de Produção (UFRJ)
|
|
11. Vera Cascon Doutorado em Química de Produtos Naturais (UFRJ)
|
TCCs da turma de 2019
TCC: O ENSINO SOBRE TEORIAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NUMA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA: UMA PROPOSTA DE INSERÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a): Alexandre de Mello Marques
Orientador(a): Prof.ª Dra. Marta Ferreira Abdala Mendes
TCC: INVESTIGAÇÃO DOS PRINCÍPIOS FACILITADORES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA NAS QUESTÕES DE QUÍMICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO NO PERÍODO DE 2015 A 2020
Autor(a): Gecilaine Henriques de Andrade
Orientador(a): Prof.ª Dra. Cláudia Ferreira da Silva Lirio
TCC: MODELO DIDÁTICO DE UMA FLOR, ABORDAGEM PEDAGÓGICA – UMA EXPERIÊNCIA EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO
Autor(a): Thalita dos Santos Mendes
Orientador(a): Prof.ª Dra. Rosângela Aquino da Rosa Damasceno
TCC: JOGO QUEM SOU EU?” COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM – UMA EXPERIÊNCIA COM UMA TURMA DE ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE
Autor(a): Daniel da Fonseca Costa Campelo
Orientador(a): Prof.ª Dra. Rosângela Aquino da Rosa Damasceno
TCCs da turma de 2018
TCC: O ENSINO DO BIOMA MATA ATLÂNTICA: um estudo sobre a compreensão da abordagem de professores de Ciências de escolas estaduais de Cordeiro/ RJ
Autor(a): Rayssa Felix Garcia Mello
Orientador(a): Prof.ª Dra. Marta Ferreira Abdala Mendes
TCC: Estudo da abordagem dos conceitos em Saúde Pública nos livros didáticos do Ensino Médio do estado do Rio de Janeiro em 2018
Autor(a): Eric Vinaud de Melo de Farias
Orientador(a): Prof.ª Dra. Elaine Cristina Pereira Costa
TCC: Formação dos Mediadores para a Promoção da Inclusão e Acessibilidade de Pessoas com Deficiência e Síndrome de Down: Um Estudo em Três Museus e Centros de Ciência do Rio de Janeiro
Autor(a): Thais Marques Junger
Orientador(a): Prof.ª Dra. Jessica Norberto Rocha
TCC: A visita ao AquaRio a partir do olhar de grupos de adolescentes
Autor(a): Priscila Campos dos Santos Coelho
Orientador(a): Profa. Dra. Jessica Norberto Rocha
TCC: O ensino de Zoologia e seus pressupostos formativos: uma análise em livros didáticos (PNLD 2018)
Autor(a): Hugo José Coelho Corrêa de Azevedo
Orientador(a): Prof.ª Dra. Cristiane Pereira Ferreira
TCC: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA EVITAR A ESTIGMATIZAÇÃO ANIMAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor(a): Raquel Freitas Bentes
Orientador(a): Prof.ª Dra. Cristiane Pereira Ferreira
TCC: A abordagem do tema água no ensino de ciências no curso de aperfeiçoamento profissional em Restauração Ecossistêmica do Instituto Terra
Autor(a): Diogo Fernandes Rosas
Orientador(a): Prof. Dr. Marcus Vinícius da Silva Pereira
TCC: A CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO APRENDIZADO SOBRE OS MANGUEZAIS VOLTADO AOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA JOSÉ LINS DO REGO
Autor(a): Kaio Cesar de Azevedo Peres
Orientador(a): Prof. Dr. Moisés André Nisenbaum
TCC: BIOLOGIA ÉPICA: o RPG como recurso para o Ensino de Ciências – uma oficina experimental com professores do ensino médio
Autor(a): Iuri Martins Nepomuceno
Orientador(a): Prof.ª Dra. Rosângela Aquino da Rosa Damasceno
TCC: Abordagem Interdisciplinar de Química Ambiental
Autor(a): Bruno dos Santos Peixoto
Orientador(a): Prof.ª Dra. Vera Cascon
TCC: Jogos didáticos e o ensino de Biologia Celular: quais as potencialidades?
Autor(a): Danielle Lanuzza de Lima e Silva
Orientador(a): Pereira Costa
TCC: EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO FORMAL: MÚSICA E POESIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Autor(a): Marcelle Andrieta Damasceno
Orientador(a): Prof.ª Dra. Roseantony Rodrigues Bouhid
TCCs da turma de 2017
TCC: Metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem do tema sistema endócrino
Autor(a): Aline de Sousa dos Santos
Orientador(a): Prof. Dr. Marcus Vinícius da Silva Pereira
TCC: Gravidez na adolescência: uma análise dos livros didáticos do segundo ano do ensino médio, indicados no PNLD de 2018
Autor(a): Luana Lima Borges
Orientador(a): Prof.ª Dra. Rosângela Aquino da Rosa Damasceno
TCC: Recursos didáticos no ensino de ciências: das ementas à realidade dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Autor(a): Priscila Sousa Damasceno Miranda
Orientador(a): Prof.ª Dra. Rosângela Aquino da Rosa Damasceno
TCC: Análise do potencial de uma sequência didática investigativa em desenvolver habilidades cientificas à luz da teoria da aprendizagem significativa
Autor(a): Érica Sá Pereira Lopes Pinto
Orientador(a): Prof.ª Dra. Cristiane Pereira Ferreira
TCC: Modelos de interação entre ciência e religião aplicados a evolução: uma perspectiva de alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental
Autor(a): Joyce Santos de Carvalho Nunes da Cunha Rodrigues
Orientador(a): Prof.ª Dra. Roseantony Rodrigues Bouhid
TCC: Uma proposta didática de sarau com temática científica: aliando ciência e arte no Ensino de Ciências
Autor(a): Giseli Martins
Orientador(a): Prof.ª Dra. Marta Ferreira Abdala Mendes
TCC: Análise da Percepção dos jovens sobre a relação entre o exame preventivo, a vacina contra o HPV e o uso de preservativo
Autor(a): Kássia de Castro Cordeiro
Orientador(a): Prof.ª Dra. Cristiane Pereira Ferreira
TCC: FEIRA DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO: UMA PERSPECTIVA DOS DOCENTES
Autor(a): Camila Evangellista dos Santos Costa
Orientador(a): Prof.ª Dra. Vera Cascon
TCC: ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO: Estudo de caso de uma Instituição de Ensino Superior do Rio de Janeiro
Autor(a): Camila Santiago Camargo
Orientador(a): Prof. Dra. Alessandra Ciambarella Paulon
TCC: História infantil e divulgação científica:uma experiência de conscientização sobre o processo inovador de controle das arboviroses utilizando o "Método Wolbachia"
Autor(a): Fernanda Cristina Fiore Lessa
Orientador(a): Prof.ª Dra. Tânia Goldbach
TCC: CONTRIBUIÇÃO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS POR ESTUDANTES PARA O APRENDIZADO DA GENÉTICA
Autor(a): Robson Batista de Oliveira
Orientador(a): Prof. Dr. Marcus Vinícius da Silva Pereira
TCC: PROTAGONISMO JUVENIL, EDUCAÇÃO E O RAP: CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS
Autor(a): Herika de Souza Pinho
Orientador(a): Prof.ª Dra. Roseantony Rodrigues Bouhid
TCC: Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular: como ocorre a inserção do tema no Ensino Fundamental
Autor(a): Solange Domingos da Silva de Assis
Orientador(a): Prof.ª Dra. Roseantony Rodrigues Bouhid
TCC: A Importância da Experimentação no Ensino de Ciências: Os Laboratórios Virtuais como um recurso alternativo
Autor(a): Glaucio Jorge Pereira Faial
Orientador(a): Prof. Dr. Moisés André Nisenbaum
Link para acesso aos calendários da pós-graduação: https://portal.ifrj.edu.br/academico/calendarioposgraduacao