Apresentação

Intercâmbio/Échange

Química - Nilópolis

Apresentação

O curso de Química, Licenciatura, objetiva a formação do Professor de Química para o Ensino Médio e Educação Profissional; possibilitando a aquisição de amplo domínio teórico, experimental e pedagógico da Química, além do desenvolvimento de postura investigativa, ética, crítica e capaz de produzir e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos.

Para além das atividades de ensino, o Licenciado em Química estará qualificado para atuar no planejamento e gestão educacional, no desenvolvimento ou aperfeiçoamento de materiais didáticos e recursos tecnológicos para o ensino, em atividades educacionais não escolares e em atividades específicas dos profissionais Químicos, conforme regulamentação profissional, nos diferentes segmentos da economia.

O concluinte poderá prosseguir seus estudos em cursos de pós-graduação lato sensu e/ou stricto sensu, como o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, oferecido pelo campus Nilópolis ou o Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, oferecido pelo campus Maracanã.

Dados Gerais do Curso

• Nome do Curso: Licenciatura em Química
  • Ato autorizativo: Resolução do Conselho Diretor do IFRJ nº 10, 05/09/2003
  • Área de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra: Química / Ensino: Ensino de Ciências e Matemática
  • Forma de oferta: presencial
  • Periodicidade letiva: semestral
  • Duração do curso: 8 períodos
  • Carga horária: 3.200 horas
  • Diploma: Licenciado em Química
  • Oferta anual de vagas: 80 vagas (40 por semestre letivo)
  • Campus: Nilópolis
  • Turno de funcionamento: noturno
  • Critérios de seleção dos alunos: vagas ofertadas pelo ENEM (Sistema de Seleção Unificada do MEC). Possibilidade de aproveitamento por transferência externa ou reingresso regulamentados por edital.
  • Pré-requisitos para ingresso no curso: Ensino Médio completo.

Coordenação: Leila Cavalcante de Brito Mello
E-mail: leila.mello@ifrj.edu.br

Acesse aqui os Regulamentos relativos ao Ensino de Graduação no IFRJ.