Alunos do campus Realengo ocupam a instituição contra a PEC 241

Estudantes do campus IFRJ - Realengo decidiram ocupar a instituição no dia 11 de outubro. O motivo da ocupação é a aprovação em primeiro turno da PEC 241, que prevê o congelamento dos investimentos em setores primários, como saúde e educação, pelos próximos 20 anos. O campus é a primeira unidade de ensino a ser ocupada no Rio de Janeiro.

A mobilização conta com o apoio dos docentes, funcionários técnicos administrativos e da comunidade local. A professora Ana Carolina Souza explica que o movimento foi organizado pelos estudantes e surgiu de maneira espontânea, autônoma e, logo após a votação da PEC 241. Ela também disse que eles, na condição de professores, irão buscar meios de apoiar os discentes nessa iniciativa.

A instituição possui cursos de Graduação em Farmácia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia e, por ser um campus ligado à área da saúde, os estudantes se sentem duplamente prejudicados. Eles pretendem manter a ocupação até o dia 24 de outubro, quando haverá nova votação da PEC 241, na Câmara. Nesse meio tempo as aulas serão suspensas, junto com o atendimento na Clínica escola, estágios externos e projetos que são desenvolvidos no campus.

A diretora do campus Realengo, Elisa Poças, conta que a ocupação foi pacífica e que não houve resistência da direção do campus devido à iniciativa dos alunos. “Entendemos que estamos em uma instituição democrática e os estudantes estão exercendo seu direito de se manifestar. Faz parte da formação crítica que estão tendo”.

Faixa grande em frente ao campus escrita "Ocupar é resistir" contra a PEC 241

Faixas contra a PEC 241 foram estendidas em frente ao campus