Ciência alimentando o Brasil

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016, acontecerá entre os dias 17 e 23 de outubro no campus Mesquita

A 13ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2016, acontecerá entre os dias 17 e 23 de outubro e terá como tema “Ciência alimentando o Brasil”. O objetivo da SNCT é aproximar a população da ciência e da tecnologia através de eventos gratuitos, que contarão com a colaboração de universidades, institutos de pesquisa, museus e centro de ciências, secretarias estaduais e municipais, entre outros. O Espaço Ciência InterAtiva (ECI) do campus Avançado Mesquita/ IFRJ, junto ao Espaço Ciência Viva (ECV) e Ciências Sob Tendas (CST) promoverão atividades integradas com a programação especial “Na Roda dos Alimentos”.

No dia 17 de outubro, das 10h às 16h, serão realizadas atividades de divulgação científica na Praça Dr. Rubens Lima (Praça dos Eucaliptos), no município de Queimados. Para estimular a participação do público, também serão oferecidas oficinas de Pirâmide alimentar; Educação ambiental através de dados agroecológicos dos alimentos, Plantas Alimentícias não convencionais – PANC e a Composteira.

No dia 19 de outubro, no campus Mesquita, também das 10h às 16h, haverá visitação à exposição NeuroSensações e ao Parque da Ciência, interação com os módulos do Ciências Sob Tendas, mostra de projetos de ciências elaborados por alunos do projeto “C.A.S.U.L.O”, do Ensino Fundamental da rede municipal de Mesquita, além de apresentações de trabalhos do Curso de pós-graduação em Educação e Divulgação Científica do campus Avançado Mesquita.

Ainda no dia 19, das 14h às 21h, o ECV promoverá em sua sede na Tijuca (Rua Heitor Beltrão, 321) o tradicional Museu de Portas Abertas, onde os visitantes poderão conhecer e transitar pelas oficinas de Hidroponia (cultivo de vegetais sem solo), fazendo sabão com óleos vegetais, Artéria 3D e Observação ao microscópio.

No dia 22 de outubro, das 14h às 18h, os mediadores do Espaço Ciência Interativa do campus Avançado Mesquita, participarão do Sábado da Ciência. Será um evento temático especial promovido pelo ECV sob o tema “Insetos, solos e grãos: a ciência alimentando o Brasil.” Entre as atividades interativas já confirmadas, destinadas a crianças e adultos de todas as idades, é possível destacar a “Entomofagia (insetos como alimentos)”; “Digestão dos alimentos - como se dá essa dinâmica”; “Colorimetria no setor alimentício”; “Diversidade dos solos, O que que a moringa tem?”, entre outras.

Em todos os eventos da programação, haverá projeção de vídeos do VerCiência 2016, cuja seleção está voltada para o tema da SNCT.

Para conhecer a programação completa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016, acesse http://semanact.mcti.gov.br/.