Campus Pinheiral realiza assembleia para debater paralisação

Alunos, professores e servidores dentro de um auditório debatendo as questões da paralisação no campus Pinheiral

A reunião debateu os motivos que geraram a paralisação

O campus Pinheiral realizou, no dia 18, uma assembleia com os alunos da unidade para falar dos motivos que levaram à paralisação do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), que vai até o dia 25. Com o auditório cheio, professores e servidores do campus Pinheiral que participaram da assembleia realizada no Rio de Janeiro – na qual foi determinada a paralisação - explicaram os motivos que levaram à decisão.

De acordo com o professor de Educação Física, Lionel Rodrigues, a adesão à paralisação aconteceu para continuar com este momento de mobilização contra a PEC 241, que prevê o congelamento por 20 anos de investimentos na educação. “Não temos aula no sentido estrito da palavra, mas estamos usando o tempo para a mobilização”, apontou o docente.

O que Lionel espera como resultado das ações é que a PEC 241 seja barrada. “Precisamos evitar mais cortes porque isso pode gerar a inviabilização do campus”. O professor lembrou que já houve um corte de gastos anteriormente.

Yasmin Laureano, aluna do segundo ano do curso técnico em Meio Ambiente, participou da assembleia e ressaltou a importância da mobilização. Para a estudante, lutar contra a PEC é impedir o sucateamento da educação. “A luta não é só por nós, é pelas próximas gerações também”, ressaltou. Assim como o professor, Yasmin também espera que a PEC seja barrada como resultado da mobilização.

AGENDA

Para ter atividades durante todos os dias da paralisação, foi montada uma agenda:

Quarta-feira (19/10)

8h - Teatro 10h – Reunião dos grupos de trabalho 10h – Aulão de literatura 13h – Aulão de história 15h – Passeata contra a PEC

Quinta-feira (20/10)

8h – Aulão de redação 9h - Reunião dos grupos de trabalho 10h – Aulão de inglês 13h30 – Formação sobre a PEC 241 18h30 – Reunião com os responsáveis

Sexta-feira (21/10)

Sábado (22/10)

9h – panfletagem na feira de Pinheiral

Segunda-feira (24/10)

9h – Reunião dos grupos de trabalho 16h30 – Concentração na praça da CSN para ato em Volta Redonda