Equipe de Paracambi enfrenta desafios no tabuleiro

alunos da equipe citada na materia em pé. Ao fundo o palco pouco iluminado, uma mesa com trofeus e outra com uma caixa semiaberta

Equipe de Paracambi encarou os desafios nos tabuleiros

O campus Paracambi, através do projeto “IFRJ Chess”, participou, nos dias 24 e 25 de setembro, do 41° Campeonato Interclubes da Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro. A competição aconteceu no Tijuca Tênis Clube e contou com a presença de jogadores de diversos níveis e equipes de renome no meio enxadrista. O IFRJ unido à Associação Fluminense de Xadrez montou três equipes.

Presente em duas classes, o campus Paracambi foi representado pelos alunos Miguel Ângelo Oliveira, Jonatas Guimarães, Gabriel Trajano, na categoria C; e pelo professor de Física Leandro Oliveira, na categoria B. A disputa, desta vez, trouxe novidades. Pela primeira vez, os estudantes competiram em equipes, e não individualmente, formadas por quatro jogadores. “Jogar em equipe é diferente de jogar individual. Você tem o seu resultado, mas o seu resultado também tem que levar em consideração o resto da equipe, porque são quatro contra quatro. E preciso analisar os outros tabuleiros para saber como é que você vai jogar seu jogo”, explicou Leandro.

O campeonato foi o segundo em que os discentes participaram como federados, o primeiro aconteceu em julho, no Torneio Regional de Xadrez de Mesquita. Apesar da pouca experiência, Leandro conta que os alunos conseguiram melhorar a performance no tabuleiro: “A equipe teve um desempenho muito bom, acima do esperado. Eles disputaram com clubes de tradição do Rio de Janeiro. A equipe B ficou em sexto lugar e a equipe C ficou em 11° lugar, acima do esperado, porque eram 16 equipes”.

O alto desempenho também influenciou na colocação individual dos competidores. Isso porque todos conseguiram aumentar seu rate, termo dado à classificação na federação. Criado há cerca de dois anos, projeto “IFRJ Chess” conta, atualmente, com mais de 200 participantes.

No campus, cerca de 30 alunos participam das atividades propostas pelo programa. A interação ocorre através de torneios, dentro e fora do Instituto, além de jogos online. Visando tais jogos, o projeto também vem desenvolvendo um aplicativo para jogar via e-mail institucional ou no próprio celular. Para saber mais sobre o IFRJ Chess, basta acessar o grupo do projeto no Facebook. (https://www.facebook.com/groups/ifexrj/?fref=ts)