Em Belford Roxo, mês da consciência negra tem debate, grafite e vídeo

Duas artistas grafitando uma parede em comemoraçãoao dia da consciência negra

Acesso, permanência e êxito da população negra no ensino superior foi o tema da mesa redonda realizada pelo campus Belford Roxo no último sábado, 26, como parte das atividades do mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra. O debate contou com a participação dos advogados Willian Silva, da Comissão de Igualdade Racial da OAB Belford Roxo, e Marina Marçal, da OAB Mulher do Rio de Janeiro, além do professor da Faeterj e fundador do Pré-Vestibular para Negros e Carentes, Alexandre Nascimento. O encontro foi mediado pela professora do campus Jaqueline Jesus.

O evento marcou o início das atividades do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do campus Belford Roxo e reuniu servidores, estudantes e visitantes. "Foi um momento importante para se introduzir a reflexão a respeito das questões relacionadas ao acesso, à permanência e ao êxito da população negra em nosso campus. Vamos ampliar esse debate por meio da organização de outros eventos, projetos e ações", afirmou o professor Estevão Leite, responsável pelo NEABI do campus.

No mesmo dia, as artistas Rafaelle (Sooy) e Letícia (Klein), integrantes do Movimento AfroGrafiteiras, fizeram uma grafitagem na parede do espaço da administração do campus provisório, no CIEP Constantino Reis.

Fotos dos alunos, professores e candidatos em homenagem ao dia da consciência negra.

Neabi produz vídeo em homenagem à população negra Por meio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da unidade, o campus Belford Roxo produziu um vídeo para homenagear a população negra do município e do país. Em pouco mais de três minutos, o vídeo cantado retrata homens e mulheres negros e negras que vivem em Belford Roxo, em uma mensagem de valorização e reconhecimento. Confira abaixo.

Personalidades Negras de Belford Roxo cantam from Estúdio Audiovisual IFRJ on Vimeo.