Dúvidas Frequentes

Estágios - Dúvidas Frequentes

1) Quando devo começar o Estágio?

O estudante deve verificar em qual semestre letivo do seu curso o estágio passa a ser obrigatório. Essa informação é determinada no Projeto Pedagógico do Curso. Para isso, procure o professor orientador do curso ou o setor de estágios do Câmpus Volta Redonda.

2) Quantas horas posso fazer por dia e por semana?

No máximo 6 (seis) horas por dia e 30 (trinta) horas por semana.

3) E a duração do Estágio?

De acordo com a legislação vigente, a duração do estágio não poderá ultrapassar dois anos em uma mesma unidade concedente (empresa), exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência.

4) O Seguro contra acidentes Pessoais é Obrigatório?

Sim. O Seguro contra Acidentes Pessoais é obrigatório e devem estar mencionados no Termo de Compromisso: nome da seguradora, número da apólice e valor assegurado ao estudante. Mais informações acesse a página da CGIEE - Clique aqui

6) Quais os procedimentos necessários para iniciar o Estágio?

Ler as informações publicadas pelo setor de estágios e verificar os documentos necessários para o estágio.

Junto à Unidade Concedente de estágio, proceder o preenchimento dos documentos necessários, conforme legislação de estágio em vigor.

Os documentos de estágio devem ser totalmente digitalizados, sem rasuras e com as devidas assinaturas e carimbos das partes envolvidas, conforme os modelos disponíveis neste portal apontam.

Atentar-se ao cumprimento dos prazos de entrega ao CoIEE (no mínimo 5 dias de antecedência) à data de início do período firmado em contrato (termo de compromisso, aditivo, rescisão, termo de Convênio entre outros).

Em caso de dúvidas, solicitar esclarecimentos junto à Coordenadoria de Integração Escola-Empresa - CoIEE.

7) Quais os Documentos necessários para iniciar o Estágio?

1. Termo de Compromisso de Estágio (dados para o TCE).

2. Plano de Atividades de Estágio.

3. Formulário de Liberação

04 vias - se for através de um Agente Integrador. Ex.: CIEE, Nube, Cia de Estágios, etc. ou

03 vias - diretamente com a empresa devidamente conveniada ao IFRJ.

Todos devem ser devidamente preenchidos, digitados, sem rasuras e em original.

Deve constar o carimbo da empresa (CNPJ). E, nas assinaturas, deve, preferencialmente, constar o carimbo de quem assina ou, na ausência de carimbo, logo abaixo da assinatura, constar nome completo e RG.

8) Quais atividades podem ser aproveitadas como horas e qual a carga horária mínima de Estágio?

No caso do IFRJ. a carga horária mínima é de 480h. Podem ser aproveitadas as seguintes atividades:

1. Estágio em Empresas Conveniadas com o IFRJ;

2. Trabalhos de Iniciação Científica, Projetos de Extensão com Professor Orientador;

3. Aproveitamento de Carga Horária por Vínculo Empregatício em área correlata ao Curso realizado;

9) A Empresa, necessariamente, precisa ser Conveniada ao IFRJ? Caso não seja como proceder?

Sim, A Empresa precisa ser conveniada. Para a mesma tornar-se parceira do IFRJ, o CoiEE disponibiliza um formulário para que o mesmo seja realizado.