Programas e Projetos

Atualmente o IFRJ oferece alguns programas que têm como objetivo enriquecer a formação do estudante de graduação dentro do eixos de Ensino, Pesquisa e Extensão e também subsidiar a permanência do estudante no curso. Conheça os programas em andamento:

PET

O Programa de Educação Tutorial - PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, orientados pelo princípio da tríade universitária (ensino, pesquisa e extensão). O MEC autoriza e acompanha o funcionamento dos grupos.

Os estudantes participantes recebem uma bolsa mensal. Para participar procure o professor responsável e fique atento aos editais de seleção de bolsistas.

Atualmente o IFRJ possui três Grupos PET:

•     Sexualidade e Educação Sexual
  •     Produção Cultural
  •     Nanotecnologia e Química Supramolecular

Para obter mais informações sobre o PET acesse aqui.

PIBID

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docencia (PIBID) é um programa que tem como um de seus objetivos elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre a Educação Superior e a Eduação Básica através da inserção dos licenciandos  no cotidiano de escolas sa rede pública de educação. Em 2001, ano de lançamento do programa, o IFRJ teve sua proposta aprovada, que envolvia os três cursos de licenciatura do campus Nilópolis. Hoje o PIBID também funciona nos campi Duque de Caxias e Volta Redonda, com mais de 150 licenciandos bolsistas do IFRJ.

Para obter mais informações sobre o PIBID acesse aqui.

PRODOCÊNCIA

O Programa de Consolidação das Licenciaturas - Prodocência visa contribuir para elevar a qualidade dos cursos de licenciatura, por meio de fomento a projetos institucionais, na perspectiva de valorizar a formação e reconhecer a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica. No IFRJ, o Projeto: "Implantação do Laboratório de Metodologias de Ensino de Ciências e Matemática" aprovado pela CAPES em 2008, já está em andamento no campus Nilópolis. Envolve os cursos de Licenciatura de Física, Química e Matemática e conta com quatro estudantes bolsistas.

Acesse a página do Labmet: www.ifrj.edu.br/labmet.

Para obter mais informações sobre o PRODOCENCIA acesse aqui.

PARFOR

O IFRJ oferece em cada curso de Licenciatura, reserva de 10% do total de vagas autorizadas para professores atuantes nas redes municipais ou estaduais da Educação Básica ministrando disciplinas de Ciências, Física, Química ou Matemática, que não tenham formação acadêmica adequada ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Para obter mais informações sobre o PARFOR acesse aqui.

PRO-SAÚDE

O Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) é uma estratégia do Governo Federal/Ministério da Saúde para integrar ensino-serviço, aproximando a formação dos profissionais de saúde da real necessidade de uma abordagem integral do processo saúde-doença, com ênfase na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde.

O “Programa de Tecnologias de Cuidado Integrado à Rede de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS)”, uma articulação IFRJ/SMSDC, tem como Coordenadora Institucional a professora Janaína Soares. Este foi o único Projeto, dentre os Institutos Federais, aprovado no edital público do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - Pró-Saúde, com duração de 2 anos e possibilidade de renovação.

Campus Realengo obteve a aprovação de dois Projetos de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-SAÚDE, articulados ao Programa Pró-Saúde: Atenção Farmacoterapêutica a pacientes hipertensos da CAP 5.1: uma estratégia de promoção de saúde” (Tutora: farmacêutica Mira Wengert) e“Qualificação da atenção psicossocial para pacientes jovens e adultos, que fazem uso prejudicial de álcool, crack e outras drogas” (Tutora: psicóloga Neli Almeida).

Para obter mais informações sobre o PRO-SAÚDE acesse aqui.