Quem Somos

O Campus Rio de Janeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro é uma Instituição Federal de Ensino Público e gratuito que está instalado em uma área construída de 8.500m², localizado na Rua Senador Furtado, 121/125 - Bairro Maracanã.

A Escola Técnica Federal de Química do Rio de Janeiro ocupou um espaço cedido pela Escola Técnica Federal Celso Suckow da Fonseca, atual Centro Federal de Educação Tecnológica - RJ, até o ano de 1985. Neste mesmo ano, esta Autarquia Federal conquistou sua instalação própria. Em 1999, transformou-se em Unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis - RJ CEFET Química.

A  Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

O Campus Rio de Janeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro é uma Instituição Federal de Ensino Público conta com uma infra-estrutura de 26 ambientes tecnológicos (laboratórios), sendo 03 de informática, 26 salas de aula climatizadas, biblioteca com 27.000 exemplares, 14 computadores com acesso à internet, exclusivamente para os alunos, quadra poliesportiva, sala de musculação, coordenação de integração escola-empresa que mantém empresas cadastradas e conveniadas, particulares e públicas, para a realização de estágios curriculares e contratação, acompanhamento técnico pedagógico, serviço médico, atendimento odontológico, auditório, grêmio estudantil, centro acadêmico.

Nosso Campus conta com corpo docente constituído de  197 professores do quadro permanente com as titulações de professor com graduação, 1 professor com aperfeiçoamento, 15 professores com especialização, 06 Licenciados, 90 professores com mestrado e 85 professores com doutorado; além de 10 professores substitutos contratados na forma da Lei nº 8.745, de 09 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do art. 37 da Constituição Federal, e dá outras providências. O corpo Técnico Administrativo é composto  pelos seguintes agentes públicos: 97 técnicos administrativos em educação, 32 funcionários terceirizados e 06 estagiários, conforme o Termo de Compromisso disposto na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.

Os 1662 alunos matriculados estão distribuídos nos cursos de Ensino Médio e Técnico, Graduação, Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu.

CURSOS DO CAMPUS RIO DE JANEIRO

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

* Alimentos
    * Biotecnologia