IFRJ disponibiliza maior número de vagas para negros e indígenas em cursos de pós-graduação

Uma moça negra escreve num caderno e um rapaz negro digita no laptop

Fonte da imagem: Freepik

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) disponibilizou o maior número de vagas para cursos de pós-graduação destinadas exclusivamente para negros e indígenas de sua história. Ao todo, são 46 vagas distribuídas, por meio de editais, por 17 cursos lato e stricto sensu, em dez cidades do estado do Rio de Janeiro.

As vagas têm averiguação da validação da heteroidentificação racial para os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. “Com isso, o IFRJ atende, entre outras, a recomendação nº 41 do Conselho Nacional do Ministério Público que orienta a república a dar especial atenção aos casos de fraude nos sistemas de cotas para acesso às universidades e cargos públicos, atuando para reprimi-las, nos autos de procedimentos instaurados com essa finalidade, e preveni-las. E uma forma de fazer isso é com a previsão, nos respectivos editais, de mecanismos de fiscalização e controle, sobre os quais deve se dar ampla publicidade, a fim de permitir a participação da sociedade civil com vistas à correta implementação dessas ações afirmativas”, explicou o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Rodney Albuquerque.

Vale destacar que durante a “XII Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica” (JIT), “7ª edição do Fórum ITE” e “2ª edição da Jornada de Pós-Graduação” aconteceu a mesa intitulada: “Ações Afirmativas na Pós-graduação e o Papel da Heteroidentificação no Combate a Fraudes no Ensino Superior do Instituto Federal”, que discutiu o assunto.

As inscrições para cursos de pós-graduação estarão abertas de 24 de setembro a 04 de novembro de 2018. O período de pedido para isenção da taxa de inscrição é de 24 de setembro a 08 de outubro. Será concedida a isenção da taxa ao candidato que: estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico e for membro de família de baixa renda; for professor da rede pública (federal, estadual ou municipal) de ensino. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, no site do Instituto Selecon, de acordo com as orientações presentes nos editais.

Editais para os cursos Lato Sensu.

Editais para os cursos Stricto Sensu.