Programa de Assistência Estudantil - PAE

O Programa de Assistência Estudantil - PAE, visa a atender educandos em risco de vulnerabilidade social, objetivando também a permanência do aluno com sucesso. Conforme Regulamento da Assistência Estudantil do IFRJ e condicionada à especificidade do Campus Engenheiro Paulo de Frontin, os estudantes poderão solicitar auxílio permanência nas seguintes modalidades, conforme abaixo:

I. Auxílio Transporte - destinado a contribuir para o custeio do deslocamento do estudante no trajeto domicílio – Campus Engenheiro Paulo de Frontin e terão prioridade os estudantes que não são beneficiados pela gratuidade no transporte.

II. Auxílio Moradia - destinado a contribuir para o custeio de despesas mensais referentes à moradia do estudante que saiu do seu Município/Estado de origem para residir nas proximidades do Campus Engenheiro Paulo de Frontin.

III. Auxílio Didático - destinado a contribuir para o custeio de material de apoio ao ensino, materiais didáticos específicos do seu curso, dentre outros de uso acadêmico, sendo ofertado em uma única cota por semestre.

IV. Auxílio Alimentação - destinado a contribuir para o custeio de despesas com alimentação durante a permanência dos estudantes no período letivo, quando não existir restaurante gratuito aos estudantes nas dependências do Campus.

O recebimento de Auxílios não impede a participação dos estudantes nos demais programas remunerados com bolsas que apoiam a formação acadêmica do estudante, como monitoria, iniciação científica, PIBID, PET e outros programas internos cuja seleção seja realizada com base em critérios meritórios.

O candidato que receber qualquer tipo de bolsa ou auxílio, de qualquer outra fonte, deverá informar no formulário de inscrição.

Exemplo de contemplados no Campus Eng. Paulo de Frontin:

Tipo de auxílio

Renda Per capta(r$)

N° de Pessoas família

Situação/auxílio

Didático

Contemplado/transporte

Contemplado/didáic

Evadido

Evadido

Contemplado/didático

Interessado em saber mais sobre o PAE, verifique a página abaixo: